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Uso do programa cristalográfico Mercury® para o ensino de Química Mineral e Mineralogia
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Palavras-chave

Cristalografia. Minerais. Programa. Ensino. Mercury.

Como Citar

CUNHA, Carlos Jorge da; NOVO, João Batista Marques. Uso do programa cristalográfico Mercury® para o ensino de Química Mineral e Mineralogia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 67–74, 2015. DOI: 10.20396/td.v2i1.8637466. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637466. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O programa cristalográfico Mercury®, distribuído gratuitamente na internetpelo Cambridge Crystallographic Data Centre (CCDC) permite a visualização tridimensional de estruturas de minerais a partir de arquivos CIF (Crystallographic Information File) e permite também: medição de distâncias e ângulos de ligação e ângulos de torção; seleção ou exclusão de átomos; geração do difratograma de raios X de pó e a visualização de planos hkl do cristal; da cela unitária e de porções selecionadas do cristal. Ele tem sido usado como recurso didático, há três anos, na disciplina CQ-029, ofertada pelo Departamento de Química aos alunos do Curso de Geologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Os efeitos desta metodologia têm sido significativos na compreensão, por parte dos alunos, das diferentes estruturas de silicatos, dos diferentes tipos de coordenação de íons, da origem (e atribuição) dos picos em difratogramas de raios X e na compreensão dos vários tipos de substituição sólida.
https://doi.org/10.20396/td.v2i1.8637466
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