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Actividades lúdico-práticas no ensino da geologia: complemento motivacional para a aprendizagem
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Keywords

Actividades lúdico-práticas. Ensino da geologia. Aprendizagem da geologia. Complemento motivacional. Aprendizagem.

How to Cite

CONSTANTE, Andreia; VASCONCELOS, Clara. Actividades lúdico-práticas no ensino da geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 101–124, 2015. DOI: 10.20396/td.v6i2.8637467. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637467. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

É unânime que o Ensino das Geociências, na formação dos indivíduos, não deve resumir-se ao seu carácter científico, sendo imprescindível, outrossim, investir no seu carácter formativo desde os níveis mais básicos do ensino. A escassez de pesquisas neste âmbito justifica a presente investigação que pretendeu contribuir para aferir as mais-valias da aplicação de actividades lúdico-práticas como complementos alternativos e inovadores, actuando como elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem da Geologia. A metodologia adoptada foi a Investigação & Desenvolvimento que visou a elaboração, aplicação e avaliação de duas actividades lúdico-práticas. As duas actividades lúdico-práticas foram aplicadas a 71 alunos de uma escola pública em Portugal. Administraram-se instrumentos de recolha de dados como, por exemplo, questionários e relatórios de observação. Constatou-se que as actividades eram complementos motivacionais valiosos no processo de ensino e aprendizagem de conceitos com algum nível de abstracção, permitindo advogar um espaço e tempo maiores para a sua utilização na prática pedagógica.
https://doi.org/10.20396/td.v6i2.8637467
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