Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar práticas de ensino que utilizam temas de Geologia Aplicada para introduzir estas áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, exercitar habilidades de Geologia Básica. Pretende-se demonstrar que este tipo de abordagem apresenta diversas pedagogias, dentre elas a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e o oferecimento de uma benéfica experiência quase-profissional. São aqui descritas práticas relacionadas a geofísica, hidrogeologia e prospecção mineral, acompanhadas de todo o material necessário para sua utilização em sala de aula. Em cada caso, são evidenciadas as potencialidades didáticas das situações apresentadas, bem como um sumário dos resultados esperados.
References
Bonito J. 2001. As atividades práticas no ensino das Geociências. Um estudo que procura a conceptualização. Lisboa: Inst. Inov. Educ.
Bassoli F. 2014. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciênc. & Educ. 20(3):579-593.
Caamaño A. 2003. Los trabajos prácticos en Ciencias. In: Caamaño A., Oñorbe A., Pedrinaci E., Pro A., Aleixandre M. P. eds. Enseñar ciências. Barcelona: Graó. p. 95-118.
Carneiro C.D.R., Cunha C.A.L.S., Campanha G.A.C. 1993. A teoria e a prática em Geologia e o eterno retorno. Rev. Bras. Geoc., 23(4):339-346.
Constante A. Vasconcelos C. 2010. Actividades lúdico-práticas no ensino da Geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terræ Didatica, 6(2), 101-123.
Toledo M.C.M. 2005. Geociências no Ensino Médio Brasileiro - Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geol. USP, Publ. Espec. 3:31-44.
A Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.