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Canal Visualigeo: Um experimento de mediação e divulgação científica
Reconstituição artística de uma paisagem do Pleistoceno sul-americano, com o notoungulado Toxodon, herbívoro de tamanho avantajado. (Desenho de Jorge Blanco). Ref. Braunn & Ribeiro 2017, Terræ Didatica, 13(2):131. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i2.8650100
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Palavras-chave

Informação científica. Decodificação. Conversão. Divulgação científica. Mediação.

Como Citar

PEIXOTO, Dario Dias. Canal Visualigeo: Um experimento de mediação e divulgação científica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 311–317, 2018. DOI: 10.20396/td.v13i3.8651226. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651226. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta comunicação busca relatar uma experiência sobre transformação e propagação de informações científicas na mídia. O relato se inicia pela segmentação do modo de produção em momentos associados aos conceitos da ciência da informação e computação; passa pela análise dos produtos veiculados sob o ponto de vista da divulgação científica pela mídia; e termina com a apresentação de alguns dos resultados da interação do público com o canal em seu primeiro ano de funcionamento. O canal criado serviu de pano de fundo para uma discussão teórica sobre questões como a função social da informação científica, e conclui pelo maior destaque da mediação como atividade independente e pela necessidade de mais interação do cientista com a decodificação.

https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651226
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