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Por que ensinar tempo geológico na educação básica?
Cordões arenosos fluviais em vista aérea do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
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Palavras-chave

Tempo profundo. Geociências. Educação. Ensino de ciências.

Como Citar

CHAVES, Rafaela Santos; MORAES, Simone Souza de; LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria. Por que ensinar tempo geológico na educação básica?. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 233–244, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i3.8652309. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8652309. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Tempo Geológico é uma das construções mais importantes do pensamento científico, é essencial na tomada de decisões socialmente responsáveis sobre uso de recursos naturais e mudanças ambientais e é fundamental para compreender Evolução. A construção desta noção envolveu a aceitação de ideias ao longo da história da Geologia, portanto, defendemos que sua complexidade deve-se ao seu desenvolvimento histórico, em que conhecimentos diversos precisaram ser mobilizados. Este trabalho de revisão mostra que, nas escolas, algumas dificuldades para compreender Tempo Geológico são: elevado grau de abstração; interpretação de números grandes, escalas e eventos distantes da experiência humana; conflitos religiosos que interferem na aquiescência de uma Terra muito antiga. Propostas para superá-las são: uso de analogias; atividades que mobilizem perspectivas dinâmicas da Terra; introdução da história das geociências; emprego de narrativas históricas. É imprescindível o desenvolvimento de investigações sobre ensino de Tempo Geológico no Brasil e atenção à formação de professores.

https://doi.org/10.20396/td.v14i3.8652309
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