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Visualização e representação espaciais no ensino de geomorfologia
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Palavras-chave

Habilidades. Representação. Visualização espacial. Geomorfologia.

Como Citar

SOUZA, Carla Juscélia de Oliveira; VALADÃO, Roberto Célio. Visualização e representação espaciais no ensino de geomorfologia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 105–113, 2015. DOI: 10.20396/td.v9i2.8637399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637399. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Geomorfologia emprega imagens como recurso fundamental no ensino-aprendizagem de temáticas referentes ao relevo. Os recursos incluem blocos-diagramas, cartas topográficas, mapas geomorfológicos e geológicos e imagens obtidas por sensores remotos. A compreensão e uso dos recursos constituem habilidades essenciais ao processo de construção do conhecimento geomorfológico. Apesar disso, verificam-se entre graduandos dificuldades com o emprego dos referidos recursos, que decorrem e se relacionam à falta de habilidades espacial, conceitual e de representação e se desdobram, por sua vez, em dificuldades cartográficas e de visualização espacial. Para o sujeito realizar a identificação das formas de relevo, em uma carta topográfica, deve antes ser capaz de decodificar os símbolos comuns na linguagem cartográfica, bem como conhecer conceitualmente as formas representadas. A representação e a visualização espacial compreendem a interação de habilidades e conhecimentos, que interagem a partir da dimensão externa e interna inerente aos seres humanos.

https://doi.org/10.20396/td.v9i2.8637399
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