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Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático
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Palavras-chave

Saída autônoma. Papel didático.

Como Citar

SCORTEGAGNA, Adalberto; NEGRÃO, Oscar Braz Mendonza. Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 36–43, 2015. DOI: 10.20396/td.v1i1.8637443. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637443. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

São relatados diversos tipos de trabalhos de campo e seus papéis didáticos, relacionando-os com a disciplina de Geologia Introdutória aplicada ao curso de Geografia. Os tipos de trabalhos de campo relatados são: as saídas de campo Ilustrativa, Indutiva, Motivadora, Treinadora e Investigativa. Sugere-se uma nova proposta de trabalho de campo, a saída de campo Autônoma, na qual os alunos realizam trabalhos sem a presença do professor em campo. Esta nova proposta de trabalho favorece atividades investigativas constantes ao longo da disciplina, pois a partir dos temas que vão sendo abordados em sala de aula, os alunos têm a possibilidade de fazer a inter-relação entre a teoria e sua aplicação no cotidiano. Outro aspecto importante refere-se ao fato de permitir a participação total da turma, pois os horários de ida ao campo são agendados pelos próprios grupos de estudo, em especial turmas do período noturno, que tradicionalmente participam menos de saídas de campo realizadas em finais de semana
https://doi.org/10.20396/td.v1i1.8637443
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