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Aqüifero Guarani: um retrato 3x4 de gestão e da experiência com estudantes em Ribeirão Preto (SP)
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Palavras-chave

Aqüífero Guarani. Gestão. Ensino-aprendizagem.

Como Citar

CAMPOS, Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio; CANESIN, Maria Bernadete de Siqueira. Aqüifero Guarani: um retrato 3x4 de gestão e da experiência com estudantes em Ribeirão Preto (SP). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 74–85, 2015. DOI: 10.20396/td.v3i1.8637478. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637478. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Experiências locais de gestão do Aqüífero Guarani e trabalhos desenvolvidos com estudantes no município de Ribeirão Preto (SP) visam enfrentar os desafios relacionados à melhor compreensão da qualidade e da quantidade de água desse mega-reservatório. Ribeirão Preto é uma área-piloto para estudo detalhado do Aqüífero Guarani, em função do acelerado crescimento urbano e da intensificação das atividades agrícolas e industriais. A demanda crescente de retirada de água subterrânea do Aqüífero Guarani tem levado um comitê gestor internacional a empreender dois tipos de ações: (a) para promover capacitação local junto a diferentes atores da comunidade local, como pode ser considerado o trabalho desenvolvido pela disciplina de Matemática “Aqüífero Guarani: ecologia e ciclo da água” na Escola Estadual Profª Eugênia Vilhena de Moraes, resultado de reflexões conduzidas para a inovação da prática na mudança do currículo escolar e (b) ações para promover gestão local e ordenamento territorial do espaço hídrico subterrâneo em conjunto com instituições envolvidas na execução das diversas tarefas de avaliação e conhecimento das características do reservatório; um exemplo disso é não permitir, na zona central da cidade, novas perfurações de poços, a não ser para substituição de poços do abastecimento público. 
https://doi.org/10.20396/td.v3i1.8637478
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