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A Mina-Escola de Santa Luzia-PB: um laboratório didático para estudantes de Mineração/Geologia
Reconstituição artística de uma paisagem do Pleistoceno sul-americano, com o notoungulado Toxodon, herbívoro de tamanho avantajado. (Desenho de Jorge Blanco). Ref. Braunn & Ribeiro 2017, Terræ Didatica, 13(2):131. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i2.8650100
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Palavras-chave

Trabalho de campo. Mina subterrânea. Estado da Paraíba.

Como Citar

SANTOS, Lauro Cézar Montefalco de Lira; AQUINO, Iure Borges de Moura; NUNES, Barthira Almeida. A Mina-Escola de Santa Luzia-PB: um laboratório didático para estudantes de Mineração/Geologia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 212–218, 2018. DOI: 10.20396/td.v13i3.8650960. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8650960. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A Mina Escola representa um recurso didático localizada nas adjacências da cidade de Santa Luzia, Paraíba. Corresponde a um laboratório para estudos relacionados a mineração, em função dos seus componentes, tais como: mina subterrânea, escritório, alojamentos, maquinário para desenvolvimento de lavra e usina de beneficiamento. Adicionalmente, apresenta um forte potencial para a realização de atividades didáticas relacionadas a geologia, que não tem sido aproveitado até agora. Sua galeria de acesso compreende a 200m de mina subterrânea, que foi recentemente mapeada em detalhe. A galeria é caracterizada por amplo conteúdo litológico e mineralógico, abrangendo pegmatitos, migmatitos, milonitos e skarns, além de estruturas relacionadas aos regimes dúctil e rúptil. As lentes de skarn hospedam mineralizações de scheelita, que são facilmente identificadas com a utilização do mineral light e reação com HCL. A distribuição estéril-minério e a variedade de litotipos e estruturas observadas, fazem da Mina Escola um ambiente ideal para atividades didáticas de disciplinas como Geologia Econômica, Prospecção Mineral e Geologia Estrutural no NE do Brasil.

https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8650960
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