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Produção de animações computadorizadas em flash para o ensino básico de Geociências
Reconstituição artística de uma paisagem do Pleistoceno sul-americano, com o notoungulado Toxodon, herbívoro de tamanho avantajado. (Desenho de Jorge Blanco). Ref. Braunn & Ribeiro 2017, Terræ Didatica, 13(2):131. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i2.8650100
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Palavras-chave

Ensino de geociências. Sismologia. Animações. Computadores.

Como Citar

TOSCANI, Rafael; REZENDE, Eduardo Soares de; MATOS, Débora Rabelo; FRANÇA, George. Produção de animações computadorizadas em flash para o ensino básico de Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 271–278, 2018. DOI: 10.20396/td.v13i3.8651221. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651221. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

No Brasil, a produção de imagens, vídeos ou animações didáticas com a finalidade de popularizar e ensinar o conhecimento de Geociências para o público leigo é ínfimo se comparado a países mais desenvolvidos. Devido a essa carência de elementos de ensino foi desenvolvido este projeto que visa produzir e proporcionar um material de qualidade, didático e interativo, para professores desde o ensino fundamental até a graduação, mais especificamente na parte de Geociências voltada para a Sismologia. A construção das animações foi realizada pelo programa Adobe Flash® 9.0 r45 o qual permite a construção de imagens vetoriais com movimento. Vale salientar que o material didático já foi explanado para um público superior a 500 pessoas em diversos locais como em universidades e escolas públicas com ampla aprovação. Além disso, foi realizada pesquisa na internet, divulgada pelo perfil do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília em redes sociais, contando com a participação de 316 pessoas, em que se evidenciou a aprovação dos participantes em 85,2%, quanto à temática, didática e qualidade das animações.

https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651221
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