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Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo
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Palavras-chave

Análise de minerais e rochas. Material didático. Formação do geólogo. Competências. Articulação entre teoria e prática

Como Citar

CUNHA, Carlos Jorge da; GUIMARÃES, Orliney Maciel; ARAÚJO, Márcio Peres de; VASCONCELLOS, Eleonora Maria Gouvêa; MARTINS, Joaniel Munhoz; REIS NETO, José Manoel dos; MARTINS, Fernanda Machado. Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 14–27, 2015. DOI: 10.20396/td.v4i1.8637490. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637490. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Atividade didática inicialmente desenvolvida na disciplina Química Inorgânica Experimental, ministrada aos alunos do Curso de Geologia da UFPR objetivou atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para formação do geólogo e do engenheiro geólogo. A atividade buscou articular teoria e prática por meio da interpretação de dados de análise instrumental de caracterização elementar, estrutural e mineralógica de minerais e rochas. Para desenvolvimento, 12 amostras de minerais foram selecionadas e analisadas por fluorescência de raios X, difração de raios X de pó, microscopia eletrônica de varredura com sonda EDS e microscopia óptica (Petrografia). Documento com os resultados não-interpretados foi disponibilizado aos alunos em uma homepage e foi solicitado que os alunos identificassem as amostras por meio da interpretação dos dados. A avaliação dos professores ao final do trabalho foi de que a proposta apresentada é adequada para a disciplina de Mineralogia Descritiva e ajuda a atender às demandas exigidas para formação do geólogo, que hoje passam pelo pensar, pelo ler a realidade, compreender os processos, identificar problemas e gerar soluções, exigindo a articulação entre o fazer e o conhecer
https://doi.org/10.20396/td.v4i1.8637490
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