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As Ciências da Terra na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico em Portugal
Reconstituição artística de uma paisagem do Pleistoceno sul-americano, com o notoungulado Toxodon, herbívoro de tamanho avantajado. (Desenho de Jorge Blanco). Ref. Braunn & Ribeiro 2017, Terræ Didatica, 13(2):131. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i2.8650100
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Palavras-chave

Literacia. Educação em ciências da Terra. Metas curriculares. Ensino básico

Como Citar

BONITO, Jorge; MORGADO, Margarida. As Ciências da Terra na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico em Portugal. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 258–270, 2018. DOI: 10.20396/td.v13i3.8651220. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651220. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A literacia em Ciências da Terra do cidadão que conclui o ensino básico é, atualmente, considerada como um objetivo essencial para formular juízos de valor e tomar decisões acerca dos problemas que surgem quotidianamente na sociedade onde vive. Partindo das ideias-chave de uma Comissão Espanhola, criada para identificar os conhecimentos básicos em Ciências da Terra, faz-se uma sinopse com as metas curriculares para o ensino básico português relativas a conteúdos de Ciências da Terra. A análise efetuada permite constatar que Portugal tem definidos objetivos de aprendizagem para o ensino básico que o posicionam na vanguarda das propostas enquadradas nas ideias-chaves estabelecidas pela referida Comissão.

https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651220
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