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Representações de ambiente e educação ambiental: implicações na práxis educativa de professores de ensino fundamental em Moju, PA, Brasil
Reconstituição artística de uma paisagem do Pleistoceno sul-americano, com o notoungulado Toxodon, herbívoro de tamanho avantajado. (Desenho de Jorge Blanco). Ref. Braunn & Ribeiro 2017, Terræ Didatica, 13(2):131. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v13i2.8650100
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Palavras-chave

Representação social. Educação básica. Formação de professor.

Como Citar

PINHO, Manoel Francídio Mendes; FERREIRA, Thiago Correia; LUZ, Priscyla Crinstinny Santiago da; SANTIAGO, Lucidia Fonseca. Representações de ambiente e educação ambiental: implicações na práxis educativa de professores de ensino fundamental em Moju, PA, Brasil. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 295–303, 2018. DOI: 10.20396/td.v13i3.8651224. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651224. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A Educação Ambiental (EA), afirmada em documentos e polticas educacionais, justifica-se por tratar questões ambien­tais como essenciais no espaço escolar e para a formação da cidadania socioambiental. Neste processo, o professor tem papel preponderante, visto que é ele quem media o processo educativo e possibilita a construção da aprendizagem entre os alunos. Este estudo investigou as Representações de Ambiente e EA de docentes em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do município de Moju-Pará, buscando discutir como estas representações se refletem em seu fazer pedagógico. A pesquisa qualitativa se carac­teriza como um Estudo de Caso, em que foram utilizados entrevista e questionários para coleta de dados. As categorias construídas foram baseadas na Análise de Conteúdo e destacaram as seguintes representações de ambiente: antropocêntrica, naturalista e globalizante, enquanto as representações de EA situaram-se nas perspectivas: preservacionista-conscientizadora, adestradora, instrutiva e transformadora.

https://doi.org/10.20396/td.v13i3.8651224
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