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Chamada para publicação

A temática dos gêneros de discurso tem sido muito discutida, e, desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), com ênfase em sua relação com o ensino. No dossiê "Gêneros de discurso, escrita e ensino", nosso objetivo mais específico é reunir artigos que apresentem análises e/ou reflexões teóricas sobre a aprendizagem da escrita relacionando-a às práticas de ensino e aos gêneros do discurso. Convidamos todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se sentirem motivados para dialogar sobre o tema, para que enviem sua contribuição.

O dossiê será publicado em dezembro de 2019 (v. 58, n.3). Serão aceitas contribuições em português, inglês, e espanhol.

As instruções para autores estão disponíveis em http://www.scielo.br/revistas/tla/pinstruc.htm. Submissões serão feitas em http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/about/submissions.

Submissões abertas até 15 de junho de 2019. 30 de junho de 2019

Organizadoras: Jauranice Rodrigues Cavalcanti; Marcela Franco Fossey; Marina Célia Mendonça; Raquel Salek Fiad.

  • Chamada aberta para envio de Artigos - Revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA ISSN: 2175-764X, Qualis A1)

    2021-06-29

    A revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br, convida a comunidade acadêmica e profissional a publicar artigos sobre Terminologia, discursos profissionais e linguagem de especialidade e temas afins, em suas vertentes teóricas ou aplicadas, para um volume temático que será publicado no primeiro semestre de 2022. Os artigos propostos deverão ser inéditos e submetidos à avaliação mediante o sistema de revisão por pares mantendo o anonimato dos revisores e do(s) autor(es), e cujos resultados serão enviados aos autores de forma exclusiva pelo sistema da Revista.

    A chamada encontra-se aberta a todos os trabalhos de pesquisa que proponham a comunicação e o intercâmbio acadêmico sobre temas da atualidade e de interesse científico sobre terminologia e linguagem especializada, tanto em si mesmo como em enfoques desde outras disciplinas científicas que mostrem novas tendências nos discursos científico-técnicos.

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  • Letramentos literários na contemporaneidade: criticidade e subversão

    2021-03-26

    Letramentos literários são aqui compreendidos como práticas sociais que envolvem leitura e/ou escrita literárias. Se antes o termo era comumente usado, no singular, para se referir a teorias e práticas didático-pedagógicas de ensino de literatura na educação básica, atualmente, os letramentos literários, no plural, atravessam os muros escolares e o conceito se amplia para incorporar eventos e práticas de leitura e escrita (Street, 2014) literárias onipresentes na sociedade contemporânea. Uma rápida pesquisa na web logo revela a produção, circulação e recepção de minicontos (microcontos ou nanocontos), fanfictions (fanfics), relatos narrados como crônicas, instapoesias, poesias-slams, poesias-gifs, enfim, textos literários diversos, em prosa ou em versos, ora escritos, ora falados em voz alta e apresentados performaticamente (Zumthor, 2007), alvos de muitas curtidas nas redes sociais. E os jovens são a grande maioria do público leitor e produtor desses (novos?) gêneros, muito provavelmente porque é por meio desses textos que assumem a vez e a voz da criticidade e da subversão. Em outros contextos, bibliotecas comunitárias em zonas de alta vulnerabilidade social no Brasil revelam diferentes eventos e práticas de leitura e escrita de textos literários, com forte potencial de recepção entre crianças e jovens (Fernandez, Machado e Rosa, 2018). A nosso ver, compreender os letramentos literários e a educação literária pela lente das práticas de letramentos (Street, 2014) torna-se essencial para (re)pensarmos os modos de produção, circulação e recepção da literatura como resistência e subversão culturais nos processos complexos de formação de leitores e escritores literários.

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  • Littératies littéraires dans la contemporanéité: criticité et subversion

    2021-03-26

    Des littératies littéraires s’entendent ici comme des pratiques sociales impliquant la lecture et l’écriture littéraires. Si avant ce terme était couramment utilisé au singulier pour désigner des théories didactico-pédagogiques d’enseignement de la littérature aux premier et second degrés, les littératies littéraires, au pluriel, dépassent actuellement les murs de l’école et le concept s’élargit pour assimiler des événements et des pratiques de lecture et d’écriture (Street, 2014) littéraires omniprésentes dans la société contemporaine. Une recherche rapide sur le Web révèle bientôt la production , la circulation et la réception des mini-contes (micro-contes ou nano-contes), fanfictions (fanfics),  des récits racontés en tant qu’instapoésies, poésies-slams, poésies-gifs, bref, différents textes littéraires, en prose ou en vers, tantôt écrits, tantôt dits à voix haute et présentés performativement (Zumthor, 2007), cibles de nombreux  « j’aime » sur les réseaux sociaux. Et les jeunes constituent la majorité des lecteurs et des producteurs de ces (nouveaux ?) genres, très probablement parce que,  à travers ces textes, c’est à leur tour de  prendre la parole de la criticité et de la subversion. Dans d’autres contextes, les bibliothèques communitaires dans des zones de forte vulnérabilité sociale révèlent différents événements et pratiques de lecture et d’écriture de textes littéraires avec un fort potentiel d’accueil chez les enfants et les jeunes (Fernandez, Machado e Rosa, 2018). À notre avis, comprendre les littératies littéraires et l’éducation littéraire dans l’optique des pratiques de littératies (Street, 2014) devient essentiel pour que l’on (re)pense  les moyens de production, circulation et réception de la littérature en tant que résistance et subversion culturelles  dans les processus complexes de formation de lecteurs et écrivains littéraires.

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