Foco e Escopo

Trabalhos em Linguística Aplicada é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e que contribuam para constantes renovação e ampliação da área de Linguística Aplicada. Tem interesse em publicar textos que reflitam sobre linguagens, a partir de alguns eixos: interculturalidade e identidades; educação linguística; tecnologias e redes sociais; tradução; multimodalidades e intermidialidades; antropologia linguística; políticas linguísticas; discursos e políticas.

 Faz parte da política editorial da Revista aceitar artigos e ensaios redigidos não apenas em português, mas também em inglês, francês e espanhol.

As submissões são recebidas em fluxo contínuo, com a exceção de números ou dossiês temáticos, que podem contar com a participação de editores ad hoc em sua organização. Para esses volumes ou dossiês, um prazo máximo para envio dos textos pode ser definido e informado por meio de chamadas para publicação.

 Antes de submeter o artigo ou o ensaio, os autores deverão concordar com as seguintes  exigências, sob risco de ter a submissão negada pela Comissão Editorial:

- A contribuição deve ser inédita e original.

- O manuscrito não deve estar em avaliação por outra revista ou coletânea.

- Todos os autores que assinam o texto devem ser mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores.

- O arquivo em submissão deve estar em conformidade com as especificações exigidas pela revista.

- Todos os autores que assinam o artigo em submissão não tiveram outro artigo publicado na TLA nos últimos seis números da revista.

- Todas as etapas solicitadas pelo sistema online devem ser completadas corretamente e as informações solicitadas preenchidas (inclusive o resumo da biografia, com a indicação de titulações e vínculos institucionais).

 Não são aceitos capítulos ou trechos de dissertações/teses defendidas.

 Orientadores e supervisores de pesquisas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado nas quais um artigo submetido baseia-se deverão ser referenciados em nota de rodapé e não como coautores.

 Textos em coautoria são aceitos, desde que mantido o compromisso ético, de efetiva participação autoral de todos os que assinam o artigo. Sobre questões de autoria em trabalhos acadêmico, citamos:

 “Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito. Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento.” (Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq, 2011.)

 “Em um trabalho científico devem ser indicados como seus autores todos e apenas os pesquisadores que, tendo concordado expressamente com essa indicação, tenham dado contribuições intelectuais diretas e substanciais para a concepção ou realização da pesquisa cujos resultados são nele apresentados. Em particular, a cessão de recursos infraestruturais ou financeiros para a realização de uma pesquisa (laboratórios, equipamentos, insumos, materiais, recursos humanos, apoio institucional, etc.) não é condição suficiente para uma indicação de autoria de trabalho resultante dessa pesquisa.” (Código de Boas Práticas Científicas, Fapesp, 2014)

 Também são publicadas traduções comentadas de artigos atuais, entrevistas e resenhas de obras recentes e de relevância para a área de interesse do periódico. A resenha, além de apresentar a obra ao leitor, deve discuti-la com originalidade. Será publicado, no máximo, um texto de cada um desses gêneros por número da revista, sempre em língua portuguesa (a publicação de entrevistas ou resenhas em outras línguas poderão, eventualmente, ser consideradas).

A TLA conta com um corpo de avaliadores especializados que emitem pareceres que auxiliam a embasar as decisões editoriais. Qualidade acadêmica e textual, originalidade, inovação e diversidade temática e de abordagens  são alguns dos critérios que fundamentam as escolhas editoriais. 

Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser submetidos on-line, no endereço http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/. Ali estarão especificados os procedimentos para o cadastro do autor e remissão do respectivo artigo para avaliação. O autor deverá preencher o cadastro completo, incluindo instituição, cidade e país. Toda comunicação a respeito do processo de avaliação do artigo será feita on-line, através do mesmo sistema.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados para publicação são avaliados anonimamente por dois pareceristas do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. Apenas os trabalhos aprovados também pela Comissão Editorial da Revista são encaminhados para publicação, desde que o autor tenha efetuado as alterações recomendadas e as modificações sugeridas.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;

  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;

  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a Trabalhos em Linguística Aplicada trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

 

Periodicidade

A periodicidade de publicação da Trabalho de Linguística Aplicada é Quadrimestral.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Declaração de Acesso Aberto / Open Access Statement

  • OPEN ACCESS STATEMENT

Articles published in Trabalhos em Linguística Aplicada are freely available on the Internet to the wider public immediately upon publication. Neither authors who publish their research in this journal nor their research funders are charged for publication. All editing and publishing costs of papers are afforded by the public institutions listed in Support, and made available on internet to all users by Scielo Brasil. 
  • DECLARACIÓN DE ACCESO ABIERTO
Trabalhos em Linguística Aplicada provee acceso gratuito inmediato a sus artículos en Internet para el público en general. No cobra ningún tipo de tarifa a los autores que publican sus trabajos en este periódico o a sus agentes financiadores. Todos los costos relativos a edición y publicación son garantizados por las instituciones públicas que aparecen en Apoyo, y son puestos a disposición en Internet por Scielo Brasil para consulta de todos los usuarios. 
  • DECLARAÇÃO DE ACESSO ABERTO
A revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA) propicia ao público em geral acesso gratuito imediato a todas as suas publicações na Internet. Não há nenhum tipo de cobrança de taxas nem aos autores que publicam seus trabalhos na TLA nem a qualquer um de seus agentes financiadores. Todos os custos relativos a edição e publicação são garantidos pelas instituições públicas listadas em Patrocinadores, e ficam disponíveis para consulta na Internet pelo SciELO Brasil.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

A revista Trabalhos em Linguística Aplicada (Instituto de Estudos da Linguagem / Uniersidade Estadual de Campinas), ISSN eletrônico 2175-764X, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Trabalho de Linguística Aplicada. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Taxas para submissão e publicação de textos

Trabalhos em Linguística Aplicada não cobra nenhuma taxa (APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita de acesso aberto.

Integridade e Prevenção de Plágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Trabalhos em Linguística Aplicada, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Histórico do periódico

Trabalhos em Lingüística Aplicada é uma publicação semestral do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp que, a partir do primeiro volume de 2009 (48-1) tem também uma versão online, publicada no Scielo Brasil (http://www.scielo.br/tla). Os números anteriores à entrada no Portal estão sendo inseridos gradativamente nesta página e poderão ser acessados em ARQUIVOS. Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser submetidos online, no link SUBMISSÕES
Com mais de vinte anos de circulação internacional, a revista tem mantido uma qualidade acadêmica relevante, classificada como A1 no Qualis. Apontando para as diferentes tendências teórico-metodológicas da área, os artigos - em português, francês, espanhol ou inglês - permitem traçar um panorama histórico da Lingüística Aplicada no Brasil, suas transformações e sua consolidação ao longo dos anos, passando de uma visão de aplicação de teorias lingüísticas ao ensino-aprendizagem da língua materna e da língua estrangeira, para uma perspectiva interdisciplinar de análise de diferentes situações de interação social mediadas pela linguagem, incluindo aspectos teórico-práticos da tradução, questões de identidade, dentre outros.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447