Escopo

Trabalhos em Linguística Aplicada é uma publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com volumes publicados em Janeiro-Abril (n. 1), Maio-Agosto (n. 2) e Setembro-Dezembro (n. 3). Com mais de trinta anos de existência, a revista tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e que contribuam para a constante renovação e ampliação da área de Linguística Aplicada.

O periódico espera que os manuscritos submetidos à publicação tenham abrangência social e política, e estejam diretamente vinculados aos debates contemporâneos em Linguística Aplicada, tal como se pode evidenciar pelos temas, questões de pesquisa e diálogo com a literatura do campo. Os principais eixos de pesquisa do periódico são: interculturalidade e identidades; educação linguística; tecnologias e redes sociais; tradução; multimodalidades e intermidialidades; ideologias linguísticas; antropologia linguística; políticas linguísticas; globalização e mobilidade; discurso e desigualdade.

Também são publicadas entrevistas e resenhas de obras recentes e de relevância para a área de interesse do periódico.

Histórico

O periódico teve início em 1983, como uma iniciativa do Departamento de Linguística Aplicada para divulgação das pesquisas de seus docentes e de outros que estivessem atuando na área. Aos poucos, a revista ganhou caráter nacional e internacional. Apontando para as diferentes tendências teórico-metodológicas da área, os artigos permitem traçar um panorama histórico da Linguística Aplicada no Brasil, suas transformações e sua consolidação ao longo dos anos, passando de uma visão de aplicação de teorias linguísticas ao ensino-aprendizagem de línguas para uma perspectiva transdisciplinar de análise de diferentes situações de interação mediadas pela linguagem.

O título abreviado da revista é Trab. linguist. apl., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Declaração de Acesso Aberto

​A revista Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA) propicia ao público em geral acesso gratuito imediato a todas as suas publicações na Internet. Não há nenhum tipo de cobrança de taxas nem aos autores que publicam seus trabalhos na TLA nem a qualquer um de seus agentes financiadores. Todos os custos relativos a edição e publicação são garantidos pelas instituições públicas listadas em Patrocinadores, e ​ficam disponíveis para consulta na Internet pelo Scielo Brasil.

Extrato Qualis - CAPES

Qualis A1

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de: Instituto de Estudos da Linguagem (www.iel.unicamp.br)

Catalogação na Publicação elanorada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447