Banner Portal

Sobre o Periódico

Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA) é um periódico científico quadrimestral com publicação contínua, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com mais de trinta anos de existência, TLA tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e que contribuam para a constante renovação e ampliação da área de Linguística Aplicada.

Recomendamos às autoras e aos autores que atentem às orientações sobre textualidade dos manuscritos que compilamos, uma vez que ali estão descritas as expectativas de qualidade textual e científica dos manuscritos submetidos. Essas expectativas são os parâmetros que se levam em conta no processo de revisão por pares e demais etapas do processo editorial.

Breve Histórico

O periódico teve início em 1983, como uma iniciativa do Departamento de Linguística Aplicada para divulgação das pesquisas de seus docentes e de outros que estivessem atuando na área. Aos poucos, o periódico ganhou caráter nacional e internacional. Apontando para as diferentes tendências teórico-metodológicas da área, os artigos permitem traçar um panorama histórico da Linguística Aplicada no Brasil, suas transformações e sua consolidação ao longo dos anos, passando de uma visão de aplicação de teorias linguísticas ao ensino-aprendizagem de línguas para uma perspectiva transdisciplinar de análise de diferentes situações de interação mediadas pela linguagem. TLA também vem consolidando a cooperação internacional do campo aplicado, por meio da publicação de artigos de pesquisadoras e pesquisadores de outras partes do mundo e da participação de Jan Blommaert como editor associado até seu falecimento, em 2020.

 

Conformidade com a Ciência Aberta

Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA) segue o modelo Gold Open Access.

É recomendado que os dados utilizados nos artigos sejam disponibilizados em repositórios de acesso aberto, preferencialmente em formatos que garantam e facilitem a acessibilidade, a reutilização do material e a reprodutibilidade das pesquisas. Confira a seção “Preparação dos manuscritos”, na qual se detalha como redigir a seção obrigatória no texto chamada “Declaração de disponibilidade de dados”, na qual, em conformidade com os princípios de ciência aberta, as autoras e os autores declaram a disponibilidade dos dados e os caminhos para acessá-los. Esta seção também pode justificar a restrição de acesso aos dados, em virtude de questões éticas ou legais.

O periódico tem uma licença Creative Commons 4.0. Em termos de ciência aberta, isso significa que o conteúdo dos artigos publicados em Trabalhos em Linguística Aplicada pode ser reutilizado pelas autoras e pelos autores, desde que haja o devido crédito ao periódico como fonte original da publicação. 

As autoras e os autores deverão informar, na submissão do manuscrito, sua posição em relação à avaliação aberta por pares. Isso significa que é preciso informar (1) se concorda ou não com a publicação dos pareceres no artigo, em caso de este ser aceito e (2) se aceita interagir diretamente com as revisoras e os revisores. 

TLA aceita avaliar manuscritos depositados em plataformas de preprint, isto é, plataformas nas quais o texto é divulgado antes de sua avaliação por pares e publicação em um periódico. Ao submeter o manuscrito, as autoras e os autores deverão informar se o texto se encontra em um repositório preprint, bem como sua localização.

Na submissão, as autoras e os autores deverão submeter, juntamente com o manuscrito, o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

Ética na Publicação

Trabalhos em Linguística Aplicada dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos, baseada no código de conduta do COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial de toda a equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito pelo periódico. As autoras e os autores que enviam artigos para TLA declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão ou avaliação em nenhum outro periódico.

 

As autoras e os autores devem observar a Lei número 14.874, de 28 de maio de 2024, que dispõe sobre a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, em especial o Art. 27.

Foco e Escopo

O periódico espera que os manuscritos submetidos à publicação tenham abrangência social e política, e estejam diretamente vinculados aos debates contemporâneos em Linguística Aplicada, tal como se pode evidenciar pelos temas, questões de pesquisa e diálogo com a literatura do campo. Os principais eixos de pesquisa do periódico são: interculturalidade e identidades; educação linguística; tecnologias e redes sociais; tradução; multimodalidades e intermidialidades; ideologias linguísticas; antropologia linguística; políticas linguísticas; globalização e mobilidade; discurso e desigualdade.

Além de artigos, TLA recebe entrevistas e resenhas de obras recentes e de relevância para a área de interesse do periódico, que são publicados em fluxo contínuo. Juntamente com essas contribuições, são publicados anualmente até três dossiês sobre temas específicos, aprovados pelo corpo editorial, divulgados em chamadas especiais e revisados pelos pares.

O periódico destina-se a docentes, discentes, pesquisadoras, pesquisadores e profissionais que tenham interesse pelas discussões da área de Linguística Aplicada.

 

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Trabalhos em Linguística Aplicada
  • Título abreviado: Linguist. Apl. (Online)
  • Publicação de: Campinas SP: Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - Instituto de Estudos da Linguagem - Departamento de Linguística Aplicada
  • Periodicidade: quadrimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1983

 

Preprints

Em conformidade com a política de acesso aberto, Trabalhos em Linguística Aplicada aceita a submissão de artigo de preprint, entendido como manuscrito concluído que é depositado em servidores antes de ter sido avaliado por pares. O uso do preprint é uma escolha das autoras e dos autores. Segundo a definição da SciELO, “os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos”.

TLA recebe preprints arquivados nos seguintes servidores: SciELO Preprints, CORE (MLA), Zenodo, Preprints.org e SocArXiv. Outros repositórios poderão ser considerados mediante análise e aprovação por parte do corpo editorial.

As informações relativas a preprints deverão ser informadas no Formulário SciELO, que deverá ser enviado juntamente com o manuscrito no momento da submissão.

 

Dados abertos

A disponibilização de dados abertos é fundamental para a transparência e a replicabilidade da pesquisa científica. Trabalhos em Linguística Aplicada adere às melhores práticas recomendadas pelo Guia TOP (Transparência e Abertura na Publicação), promovendo o acesso aos dados subjacentes aos estudos publicados. A seguir, são apresentadas diretrizes essenciais para autoras e autores sobre o manejo e a citação de dados de pesquisa:

Princípios de Dados Abertos

Dados abertos referem-se a informações que estão disponíveis para o público geral, permitindo o uso, redistribuição e reutilização sem restrições. A adoção desses princípios promove a integridade da pesquisa, possibilitando a verificação de resultados e a construção de novos conhecimentos com base em trabalhos anteriores.

Depósito de Dados

Encorajamos as autoras e os autores a depositarem seus conjuntos de dados em repositórios adequados. Sugerimos a consulta à Lista de Repositórios Recomendados, disponível no Guia TOP, para identificar plataformas confiáveis que seguem padrões reconhecidos de preservação e acesso aos dados.

Citação de Dados

A citação apropriada de dados é crucial para atribuir crédito às pessoas que geraram os conjuntos utilizados. Conforme indicado no Guia de Citação de Dados de Pesquisa, as autoras e os autores devem fornecer detalhes completos sobre a origem dos dados, incluindo identificadores persistentes (como DOIs de dados) sempre que possível. Isso facilita a localização e o uso correto dos dados por outras pesquisadoras e outros pesquisadores.

Inclusão de Declaração de Disponibilidade de Dados: Todos os artigos devem conter uma seção que descreva a disponibilidade dos dados utilizados no estudo, incluindo a localização do repositório onde foram depositados, o nome do conjunto de dados e os identificadores necessários para sua citação. Consulte o item 3 da seção Preparação dos Manuscritos, abaixo, na qual explicamos onde a Declaração de disponibilidades de dados deve ser feita no manuscrito.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: o não cumprimento das Normas de Publicação implica a não aceitação do artigo submetido.

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

A publicação recebe financiamento do  Instituto de Estudos da Linguagem.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447