Banner Portal

Acesso Aberto

Trabalhos em Linguística Aplicada (TLA) segue o modelo Gold Open Access.

É recomendado que os dados utilizados nos artigos sejam disponibilizados em repositórios de acesso aberto, preferencialmente em formatos que garantam e facilitem a acessibilidade, a reutilização do material e a reprodutibilidade das pesquisas. Confira a seção “Preparação dos manuscritos”, na qual se detalha como redigir a seção obrigatória no texto chamada “Declaração de disponibilidade de dados”, na qual, em conformidade com os princípios de ciência aberta, as autoras e os autores declaram a disponibilidade dos dados e os caminhos para acessá-los. Esta seção também pode justificar a restrição de acesso aos dados, em virtude de questões éticas ou legais.

O periódico tem uma licença Creative Commons 4.0. Em termos de ciência aberta, isso significa que o conteúdo dos artigos publicados em Trabalhos em Linguística Aplicada pode ser reutilizado pelas autoras e pelos autores, desde que haja o devido crédito ao periódico como fonte original da publicação. 

As autoras e os autores deverão informar, na submissão do manuscrito, sua posição em relação à avaliação aberta por pares. Isso significa que é preciso informar (1) se concorda ou não com a publicação dos pareceres no artigo, em caso de este ser aceito e (2) se aceita interagir diretamente com as revisoras e os revisores. 

TLA aceita avaliar manuscritos depositados em plataformas de preprint, isto é, plataformas nas quais o texto é divulgado antes de sua avaliação por pares e publicação em um periódico. Ao submeter o manuscrito, as autoras e os autores deverão informar se o texto se encontra em um repositório preprint, bem como sua localização.

Na submissão, as autoras e os autores deverão submeter, juntamente com o manuscrito, o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.