Banner Portal
O ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil: um enfoque voltado para as condições de ensino, os processos de aprendizagem ou o produto
PDF

Como Citar

HEBERLE, Viviane; ROTH, Desirée M.; VASCONCELLOS, M. L. O ensino de inglês como língua estrangeira no Brasil: um enfoque voltado para as condições de ensino, os processos de aprendizagem ou o produto. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 21, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639202. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

Three main variables commonly underlie methods and approaches adopted in foreign language classrooms: teaching conditions, learning processes and the product of the first two. In preactice, it is very hard to determine if a method/approach concentrates exclusively on one of these three variables. What may be abserved is that specific methods/approaches are teacher-oriented, while others are mainly learner-oriented, and still others tend to be product-oriented. In this paper, a comprehensive Brazilian publication will be examined in order to determine current trends in EFL (English as a Foreign Language) teaching and research. Considering that the ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa - is a legitimate instance of debate and exchange of information among EFL teachers, and taking into account the Model of the Good Language Learner put forth by Naiman et al. (1978), it seems that an analysis of the papers presented at the ENPULI 1990 will offer insights into the current tendencies underlying the EFL classroom practice in Brazilian universities.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.