Banner Portal
A lingüística aplicada e a sua busca de autonomia
PDF

Como Citar

RAMOS, Jânia. A lingüística aplicada e a sua busca de autonomia. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 22, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639213. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Identificar a Lingüística Aplicada (LA) como uma área de investigação é algo recorrente na literatura, fato esse confirmado pela existência de periódicos especializados. Do ponto de vista institucional, as pessoas fazem LA se reconhecerem como um grupo distinto daquele que faz lingüística teórica. A realização de Congressos de LA comprova isso. Em estudos recentes, que lidam com questões epistemológicas nesta área no Brasil, pode-se observar uma preocupação com a autonomia teórico-metodológica, o que em si é algo natural dado o espaço institucional alcançado. O que há de bastante curioso é que a autonomia é definida negativamente em relação à lingüística teórica: quanto mais dissociada da lingüística, mais autônoma seria a LA. A busca de autonomia, através da negação dos pontos de contato com a teoria lingüística, torna a LA atípica quando comparada a outras áreas de conhecimento definidas como aplicadas. Neste artigo pretendo inicialmente exemplificar como a correlação entre pesquisa básica e pesquisa aplicada é vista em outros ramos de conhecimento. Em seguida, apresento evidências de que a LA se comporta atipicamente, negando vínculos com a lingüística teórica. Por último mostro que a atipicidade decorre da adoção de noções restritas do que seja objeto de estudo, teoria lingüística e aplicação.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.