Banner Portal
Estratégias interativas usadas por estudantes de PE na interação verbal NN x N: um instrumento de análise
PDF

Como Citar

GOMES, Helena Maria da Silva. Estratégias interativas usadas por estudantes de PE na interação verbal NN x N: um instrumento de análise. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 23, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639220. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

This paper presents an instrument designed to characterize the interactive competence of students of Portuguese as a foreign language. This competence is defined as a procedural knowledge expressed through the use of interactive strategies necessary to participate creatively in oral comunication in Portuguese. Two main types of interactive strategies are considered: (a)discourse interactive strategies, which are linguistic conversational devices used to sustain the interaction, and (b) referential interactive strategies, which are linguistic compensatory devices used to express the propositional content of utterances in communication. The interactive strategies used by 6 NNSs are also analysed. The characteristics of this study are briefly discussed and general suggestions are made for further research.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.