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THE USE OF INFERENCE IN EFL TEXT COMPREHENSION
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Como Citar

ABSY, Conceição A. THE USE OF INFERENCE IN EFL TEXT COMPREHENSION. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 26, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639246. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo examinar o uso da inferência na compreensão de textos em inglês. A inferência é o processo que consiste em usar informação contextual com a finalidade de facilitar a compreensão e a produção da língua. Os dados para a investigação foram fornecidos pelos informantes, alunos do Curso de Letras, que foram entrevistados individualmente enquanto executavam tarefas de compreensão de textos em inglês. Como a análise mostra, a busca ativa do significado através do uso da inferência promoveu a interação na língua-alvo. A informação contextual foi utilizada para a dedução do significado de palavras desconhecidas, para a interpretação de segmentos que não estavam bem claros e para a antecipação de informação não explicitada pelo texto. Por outro lado, a análise também mostra que alguns alunos não tiram proveito de suas deduções devido à dificuldade em aceitar a imprecisão decorrente da inferência, insistindo no uso do dicionário para encontrar o significado de palavras desconhecidas. Os dados sugerem que alunos de competência lingüística limitada habitualmente ignoram pistas contextuais preferindo recorrer ao dicionário antes de qualquer tentativa de manipulação do texto. O trabalho com o texto, especialmente entre os alunos com menor proficiência da língua, foi realizado predominantemente em nível de palavra não havendo a integração em nível de idéias, condição necessária para uma interpretação textual eficiente.
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