Banner Portal
A DICOTOMIA TRADICIONAL TEORIA/PRÁTICA NO ENSINO DE TRADUÇÃO
PDF

Como Citar

QUENTAL, Raffaela De Filippis. A DICOTOMIA TRADICIONAL TEORIA/PRÁTICA NO ENSINO DE TRADUÇÃO. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 26, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639248. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

This paper presents the main ideas and findings of my dissertation, entitled “The traditional theory/practice dichotomy in the teaching of translation: its manifestations, its theoretical matrix and its effects for translator training”. Three sources of data are used: curricula from various translation courses, questionnaires of teachers’ and students’ views about the relation between theory and practice, and publications about translator training. From a deconstructive standpoint, the purpose is to show not only that students, teachers and researchers see theory as problematic and clearly distinguished from practice, but also that such a view may have damaging effects on the training of would-be translators.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.