Banner Portal
Culture shock and language learning
PDF

Como Citar

LIMA, Diógenes Cândido de. Culture shock and language learning. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 35, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639303. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal estudar os diversos tipos de reações emocionais experienciadas pelos missionários Mórmons Americanos, residentes em Vitória da Conquista, em virtude das diferenças culturais existentes entre o Brasil e os Estados Unidos da América. Pretendeu-se ainda, através deste trabalho, buscar subsídios visando ao estudo da importância da abordagem de aspectos interculturais no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Todos os participantes da pesquisa foram jovens missionários americanos, de 18 a 22 anos deidade, do sexo masculino e feminino, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja dos Mórmons. Os dados foram coletados através de um questionário e de entrevistas. O questionário foi elaborado pelo pesquisador com base em leituras específicas e constou de perguntas relacionadas a choque cultural, cultura e o ensino de língua estrangeira, além de informação demográfica sobre os participantes. As estrevistas, também, versaram sobre choque cultural e aspectos de aculturação. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos específicos para análise e interpretação. Já que se tratava, também, de uma pesquisa etnográfica, foram utilizados métodos descritivos para explicar os resultados das entrevistas. Concluiu-se que os participantes passaram por choques culturais dos mais diversos e que o ensino de uma língua estrangeira, juntamente com os seus aspectos culturais, é fundamental para um melhor entendimento e aceitação de uma determinada cultura.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.