Banner Portal
Using wordSmith Tools and Tagged corpora as an aid to grammar learning
PDF

Como Citar

RECSKI, Leonardo Juliano. Using wordSmith Tools and Tagged corpora as an aid to grammar learning. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 41, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639367. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo demonstra alguns métodos para o uso do software lingüístico WordSmith Tools aplicado a corpora sintaticamente anotados ao invés de corpora comum. Várias características e modelos são discutidos que possam ser aplicados na sala de aula como uma forma de auxiliar o ensino de gramática. Sugere-se que estes modelos possam auxiliar os aprendizes a gerar hipóteses e desenvolver habilidades para a resolução de problemas e que, assim, possam ajudar a criar um estilo de ensino centrado na autononia do aprendizado do aluno. Os exercícios propostos neste artigo são adequados para o ensino de inglês para aprendizes de LE. ALém disso, corpora sintaticamente anotados são recursos valiosos para professores prepararem suas lições utilizando-se de exemplos autênticos de uso da linguagem.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.