Banner Portal
“I THINK THIS QUESTION IS VERY RELEVANT NOWADAYS...”: INVESTIGANDO CATEGORIAS E PADRÕES DE MODALIDADE NA ESCRITA DE APRENDIZES BRASILEIROS DE LÍNGUA INGLESA
PDF

Como Citar

RAMOS, L. R. “I THINK THIS QUESTION IS VERY RELEVANT NOWADAYS...”: INVESTIGANDO CATEGORIAS E PADRÕES DE MODALIDADE NA ESCRITA DE APRENDIZES BRASILEIROS DE LÍNGUA INGLESA. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 44, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639411. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

Este artigo emprega corpora de aprendizes armazenados em formato eletrônico para comparar a variedade e freqüência de algumas expressões modais na escrita de aprendizes universitários de inglês como língua estrangeira (EFL) e na escrita de falantes nativos de inglês. Embora o foco principal da investigação recaia sobre a escrita de aprendizes de EFL brasileiros, o autor freqüentemente utiliza corpora de EFL de aprendizes espanhóis e tchecos para fins comparativos, na tentativa de determinar se certas características da escrita dos aprendizes brasileiros provavelmente advém de interferências da língua materna, ou são, em grande parte, compartilhadas por aprendizes de EFL de outras nacionalidades. O estudo é baseado em quatro sub-corpus de 33,000 palavras e leva em consideração não apenas verbos auxiliares modais, mas também uma grande variedade de dispositivos modais tais como verbos lexicais e advérbios modais. Os resultados revelam um emprego demasiado de expressões modais por parte dos aprendizes de EFL, tendência esta que pode ser atribuída ao atual estágio de desenvolvimento desses aprendizes, e parcialmente a uma característica da interlíngua. O estudo também mostra evidências de interferências de registro, onde os aprendizes parecem transferir padrões de uso do inglês falado para a sua escrita, e particularmente um alto grau de sensibilidade ao tópico no uso de certos modais. O artigo conclui discutindo a necessidade de oferecer a esses aprendizes uma variedade maior de expressões modais que incluam padrões de orações e frases modais mais extensas. Palavras-chave: lingüística de corpus, modalidade, escrita academica.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.