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UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DOS PROFESSORES NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DE CONTEÚDO
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Como Citar

MADEIRA, F. UMA ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DOS PROFESSORES NA PREPARAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DE CONTEÚDO. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 44, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639414. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da análise de cinco materiais didáticos utilizados para o ensino de língua estrangeira através de cursos de conteúdo. Inicio situando o leitor quanto aos conceitos e às aplicações de cursos de conteúdo e descrevo algumas experiências comentadas na literatura da área. Mostro como este tipo de curso de língua estrangeira se enquadrou nos princípios de ensino com enfoque no significado e discuto a posição dos autores que levantaram questões quanto aos aspectos mais freqüentemente escolhidos para enfoque nos cursos de conteúdo. Na seção seguinte, apresento os cursos de língua estrangeira como parte do programa de extensão cultural oferecido por uma universidade pública no estado de São Paulo, para, em seguida, discutir os materiais utilizados em cada curso e os critérios que nortearam sua preparação. Os dados foram coletados a partir das informações fornecidas pelos professores dos cursos, os quais foram também os autores dos materiais utilizados. Os resultados deixaram evidências de que, no preparo do material didático, a ênfase está posta exclusivamente no conteúdo e pode estar faltando um tratamento de aspectos lingüísticos da língua-alvo. Palavras-chave: cursos de conteúdo, material didático, enfoque na forma.
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