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A CORREÇÃO DE ERROS COMO CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NAAULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)
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Como Citar

FREUDENBERGER, Franciele; LIMA, Marília dos Santos. A CORREÇÃO DE ERROS COMO CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NAAULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS). Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 45, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639426. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é analisar o papel da correção de erros, considerada um componente intrínseco do ensino de uma segunda língua, na interação entre professor e alunos em sala de aula de inglês como língua estrangeira. Além disso, procura-se examinar em que medida a realização de uma correção com foco formal pode representar momentos de co-construção de conhecimento da língua alvo. A pesquisa foi realizada por meio da observação de aulas de inglês de uma turma do sexto semestre de um curso de licenciatura em Letras – Língua Inglesa. Os dados indicam que, por meio da correção da forma lingüística, os enunciados produzidos pelos aprendizes, mesmo quando formalmente inadequados, podem ser recontextualizados e incorporados ao discurso da sala de aula. Por outro lado, os resultados apontam que, mesmo quando a interação possui características de instrução tradicional (cf. Gil, 1999), o conhecimento da língua alvo pode ser construído pela professora e aprendizes. Palavras-chave: tratamento corretivo; co-construção; aprendizagem
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