Banner Portal
A COMPETÊNCIA DISCURSIVA E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A LPI
PDF

Como Citar

BALTAR, Marcos. A COMPETÊNCIA DISCURSIVA E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A LPI. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 45, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639430. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Esse trabalho visa discutir a validade de uma pedagogia centrada no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos que ingressam na universidade e cursam a disciplina de Língua Portuguesa Instrumental, por meio do trabalho com a diversidade dos gêneros textuais. Baseado no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999) e na Teoria do Texto e do Discurso de Bakhtin (1997), notadamente nas noções de dialogismo e de gêneros do discurso/textuais, apresento uma proposta de programa de disciplina que contemple o ensino-aprendizagem de língua materna como uma ação linguajeira significativa, que entenda a produção de textos empíricos como um instrumento de interação com os ambientes discursivos que formam o tecido social; e como um instrumento de construção de possibilidade de diálogo com os interlocutores que circulam nesses diversos ambientes discursivos. Apresentarei uma experiência de ensino do gênero resenha para alunos do curso de História e de Engenharia de Produção, produzidos ao longo do primeiro semestre de 2004 na disciplina LPI, oferecida pelo Departamento de Letras da Universidade de Caxias do Sul, sob minha orientação. Essa experiência reflete o engajamento dos acadêmicos na proposta de escrever diversificados gêneros textuais para, de um lado, desmitificar o ato de escrever e, de outro, contribuir para o trabalho de apropriação de alguns gêneros textuais do ambiente discursivo acadêmicouniversitário, construindo, com isso, sua competência discursiva. Palavras-chave: competência discursiva; gêneros textuais; Língua Portuguesa Instrumental.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.