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A RETEXTUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE LETRAMENTO, TEXTO, DISCURSO E GÊNEROS DO DISCURSO NOS PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Como Citar

SILVA, Simone Bueno Borges da. A RETEXTUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE LETRAMENTO, TEXTO, DISCURSO E GÊNEROS DO DISCURSO NOS PCN DE LÍNGUA PORTUGUESA. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 45, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639433. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Tomaremos para análise, neste artigo, a definição dos conceitos de letramento, texto, discurso, gêneros do discurso apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa para o primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Trata-se de um documento divulgado pelo Governo Federal em 1997 que visa a parametrizar o ensino nas séries iniciais. Nele, vários conceitos da esfera acadêmica são utilizados como subsídio que deve embasar as diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa. Com o objetivo de observar como os conceitos supracitados elaborados e discutidos na esfera acadêmica ‘migram’ para a esfera educacional, nós os analisaremos à luz do conceito de retextualização. Assim, este artigo traz uma análise comparativa das definições apresentadas em textos fontes e suas formas retextualizadas nos PCN para discutir a legibilidade do documento parametrizador, levando em conta seu público alvo principal, qual seja: o professor do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Palavras-chaves: professores; retextualização; conceitos.
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