Banner Portal
“PROFESSORA, É PARA RESPONDER ESSE QUESTIONÁRIO AQUI?”: ESTUDO SOBRE A ENTREVISTA TRANSFORMADA EM EXERCÍCIO ESCOLAR
PDF

Como Citar

ARAÚJO, Denise Lino de; RAFAEL, Edmilson Luiz; REINALDO, Maria Augusta de Macedo. “PROFESSORA, É PARA RESPONDER ESSE QUESTIONÁRIO AQUI?”: ESTUDO SOBRE A ENTREVISTA TRANSFORMADA EM EXERCÍCIO ESCOLAR. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 45, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639434. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma caracterização da entrevista escrita como um gênero textual e, ao mesmo tempo, como uma prática relacionada ao letramento, em uma situação que envolve um processo seletivo de professores para cursos de graduação em várias áreas de escolas primárias e secundárias. Os dados analisados referem-se a uma prova de redação em que os candidatos tinham que escrever respostas às questões baseadas no texto usado para a prova de leitura. Palavras-chave: ensino de escrita; letramento; gênero textual; formação de professor.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.