Resumo
O objetivo deste artigo é problematizar algumas questões sobre o trabalho do professor/pesquisador como prática pedagógica e política (uma vez que transformadora), e situar, nessa prática, uma visão semântica da escrita de alunos surdos. Tomando como pressuposto que “o uso da linguagem é um lugar de construção dos recursos de significação”, este artigo tratará de algumas reflexões sobre a língua de sinais e a semântica como negociação de significado em Libras. o foco deste artigo é a relação sintático-semântica dos verbos em língua brasileira de sinais, analisada de acordo com suas propriedades, representações e significações. Desta forma, constatamos que, “o estudo da representações semânticas dos verbos em Libras” possa mostrar que aquilo que a escrita do surdo revela é a interferência da forma de negociação das significações da língua de sinais – cuja diferença é apontada nos exemplos estudados neste trabalho. Palabras-chave: linguagem; semântica; Libras.O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:
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