Banner Portal
A SEMÂNTICA COMO NEGOCIAÇÃO DOS SIGNIFICADOS EM LIBRAS
PDF

Como Citar

SILVA, Marília da Piedade Marinho. A SEMÂNTICA COMO NEGOCIAÇÃO DOS SIGNIFICADOS EM LIBRAS. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 45, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639435. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar algumas questões sobre o trabalho do professor/pesquisador como prática pedagógica e política (uma vez que transformadora), e situar, nessa prática, uma visão semântica da escrita de alunos surdos. Tomando como pressuposto que “o uso da linguagem é um lugar de construção dos recursos de significação”, este artigo tratará de algumas reflexões sobre a língua de sinais e a semântica como negociação de significado em Libras. o foco deste artigo é a relação sintático-semântica dos verbos em língua brasileira de sinais, analisada de acordo com suas propriedades, representações e significações. Desta forma, constatamos que, “o estudo da representações semânticas dos verbos em Libras” possa mostrar que aquilo que a escrita do surdo revela é a interferência da forma de negociação das significações da língua de sinais – cuja diferença é apontada nos exemplos estudados neste trabalho. Palabras-chave: linguagem; semântica; Libras.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.