Banner Portal
Limitações na colaboração entre pares
Remoto

Palavras-chave

Teoria sócio-cultural. Andaimes. Zona de desenvolvimento proximal

Como Citar

FERREIRA, Marília Mendes. Limitações na colaboração entre pares. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 47, n. 1, p. 9–29, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645179. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Vários estudos, geralmente conduzidos em ambientes que favorecem a interação, mostram que colegas podem colaborar mutuamente e de modo eficaz. Entretanto, este trabalho aborda obstáculos à criação desse tipo de andaime que podem ter ocorrido devido ao ambiente desmotivador dos alunos utilizados na pesquisa. A análise é baseada em gravações de áudio e vídeo do desempenho dos alunos em duas atividades orais em uma aula de inglês como língua estrangeira. A atividade um consistiu em uma lacuna de informação e a dois, em um drill comunicativo. Os seguintes obstáculos foram encontrados: 1) a regulação pelo objeto do aluno menos capaz, 2) dificuldades do aluno mais capaz em promover andaimes, 3) falta de conhecimento de inglês do aluno mais capaz. Esses empecilhos podem ser explicados pela experiência onipresente e frustrante desses alunos em aprender inglês na escola pública brasileira e pela sua falta de socialização na colaboração entre pares

ABSTRACT:

Several studies, usually carried out in settings that are conducive to interaction, demonstrate peers can provide mutual scaffolding effectively. In contrast, this article focuses on constraints to peer scaffolding which, possibly, happened because of participants’ demotivating learning environment. Analysis is based on the video and audio recordings of the performance of two beginning Brazilian students carrying out two oral tasks in an EFL class. Task one consists of an information gap and task two, of a communicative drill. The following constraints were identified: 1) the less capable peer’s object-regulation, 2) the more capable peer’s hindrance to scaffolding, 3) the more capable peer’s lack of L2 knowledge. These hindrances can be explained by the students’ pervasive and frustrating foreign language learning experience in the Brazilian public school and by the lack of socialization into scaffolding.

Keywords: sociocultural theory; scaffolding; the zone of proximal development.

Remoto

Referências

ALJAAFREH, A. & LANTOLF, J. P. (1994). Negative feedback as regulation and second language learning in the zone of proximal development. The Modern Language Journal v.78, p.465-487.

ALMEIDA FILHO, J.C. P. de (2001). O ensino de línguas no Brasil de 1978. E agora? Revista Brasileira de Lingüística Aplicada v.1, n. 1, p.15-29.

ALMEIDA FILHO, J.C. P. de et al. (1991). A representação do processo de aprender no livro didático nacional de língua estrangeira moderna no 1º grau. Trabalhos em Linguística Aplicada v. 17, p.67- 97.

ANTÓN, M. (1999). The discourse of a learner-centered classroom: sociocultural perspectives on teacherlearner interaction in the second-language classroom. The Modern Language Journal v.8, n.3, p. 303-318.

BRUNER, J. S. (1978). The role of dialogue in language acquisition. In: JARVELLA, S. R. & LEVELT, W.

J. M. (eds) The child´s conception of language (p.214-256). New York: Max Planck Institute for Psycholinguistics.

CAMPANI, D. (2006). Reflexões sobre o ensino de línguas materna e estrangeira no Brasil.. Linguagem e Ensino v.9, n.2, p.201-221.

CLAY, M.M. & C. B. CAZDEN (1996). Uma interpretação vigotskiana do Reading Recovery. In: MOLL, L. (org). Vygotsky e a a educação: implicações da psicologia sócio-histórica (p.201-217). Porto Alegre, Brasil: Artes Médicas.

COBB, P. (1998). Learning from distributed theories of intelligence. Mind, Culture and Activity, v. 5, p.

-204.

CONSOLO, D. A. (2002). Oral interaction in the foreign language classroom: reviewing roles and prospects for language development. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 40, p. 87-100.

DAVYDOV, V.V. (1988). The concept of theoretical generalization and problems of educational psychology. Studies in Soviet Thought, v. 36, p. 169-202.

DiCAMILLA, F. J. & M. ANTÓN (1997). Repetition in the collaborative discourse of L2 learners: a vygotskian perspective. The Canadian Modern Language Review, v.53, p. 609-631.

DONATO, R. (1994). Collective scaffolding in second language learning. In: LANTOLF, J.P. & APPEL, G. (orgs.) Vygotskian approaches to second language research (p.33-56). Norwood, NJ: Ablex.

_______. (2004). Aspects of collaboration in pedagogical discourse. Annual Review of Applied Linguistics, v. 24, p.284-302.

FORMAN, E. A. & CAZDEN, C. B. (1985). Exploring vygotskian perspectives in education: the cognitive value of peer interaction. In WERTSCH, J.V. (ed). Culture, communication and cognition: vygotskian perspectives. (p. 323-347). Cambridge: Cambridge University Press.

FREIRE, P. (1970). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GALPERIN, P. Ya. (1978/1992). State-by-stage formation as a method of psychological investigation.

Journal of Russian and Eastern European Psychology v.30, n.4, p.60-80.

GUERRERO, M. C. M. de & VILLAMIL, O. S. (2000). Activating the ZPD: mutual scaffolding in L2 peer revision. The Modern Language Journal, v. 84, n. p. 51-68.

KIM,D & Hall, J. K. (2002). The role on an interactive book reading program in the development of second language pragmatic competence. The Modern Language Journal v.86, n.3, p. 332-348.

KINGINGER, C. (2002). Defining the zone of proximal development in US foreign language education.

Applied Linguistics v.23, n.2, p. 240-261.

LANTOLF, J. P. (2000). Introducing sociocultural theory. In: LANTOLF, J.P. (ed.). Sociocultural theory and second language learning. (p.1-26). Oxford: Oxford University Press.

LONG, M. & P. PORTER. (1985). Group work, interlanguage talk, and second language acquisition. Tesol Quaterly, v. 19, p.305-325.

MARKOVA, A. K. (1979). The teaching and mastery of language learning. New York: M.E. Sharpe Inc..

MARX, K. (1845). The German ideology. Retrieved 28/06/07, from http://www.marxists.org/archive/ marx/works/1845/german-ideology/ch01a.htm McLANE, J. B. (1987). Interaction, context and the zone of proximal development. In: HICKMANN,M.

(ed.) Social and functional approaches to language and thought (p.267-285). New York: Harcourt Brace Jovanovich Publishers.

NEVES, M. S. (1996). Os mitos de abordagens tradicionais e estruturais ainda interferem na prática em sala de aula. In: Paiva, V.L.M.O. (ed), Ensino de língua inglesa: reflexões e experiências, (p.69- 80). Campinas, SP: Pontes.

NEWMAN, F. and L. HOLZMAN. (1993). Lev Vygotsky: revolutionary scientist. New York, NY: Routledge.

OHTA, A. S. (1995). Applying sociocultural theory to an analysis of learner discourse: learner-learner collaborative interaction in the zone of proximal development. Issues in Applied Linguistics v.6, p.93-121.

OHTA, A. S. (2000). Re-thinking interaction in SLA: developmentally appropriate assistance in the zone of proximal development and the acquisition of L2 grammar. In: LANTOLF, J.P. (ed.).

Sociocultural theory and second language learning (p.51-78). New York: Oxford University Press.

OHTA, A. S. (2001). Second language processes in the classroom: learning Japanese. Mahwah, NJ: Lawrence Earlbaum.

PICA, T, HOLLIDAY, L. & MORGENTHALER, L. (1989). Comprehensible output as an outcome of linguistic demands on the learner. Studies in Second Language Acquisition, v. 11, p.63-90.

PLATT, E. & BROOKS, F. B. (2002). Task engagement: a turning point in foreign language development.

Language Learning, v. 52, p.365-400.

PORTER, P. (1986). How learners talk to each other: input and interaction in task-centered discussions.

In: DAY, R R. (ed). Talking to learn (p.200-221). Rowley, MA: Newbury House.

STONE, C.A. (1993). What is missing in the metaphor of scaffolding? In: FORMAN, E.A, MINICK, N.

& STONE, C. A. (eds.).Contexts for learnings: sociocultural dynamics in children’s development (p.169-183). New York: Oxford University Press.

SWAIN, M. & LAPKIN, S. (2003). Talking it through: two French immersion learners’ response to reformulation. International Journal of Educational Research, v. 37, p.285-304.

TALYZINA, N. (1981). The psychology of learning. Moscow: Progress Publishers.

VILLAMIL, O.S. & GUERRERO, M. C. M. de (1996). Peer revision in the L2 classroom: socialcognitive activities, mediating strategies, and aspects of social behavior. Journal of Second Language Writing, v. 5, p. 51-75.

VYGOTSKY, L.S. (1978). Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press.

WERTSCH, J.V. (1979). From social interaction to higher psychological processes: a clarification and application of Vygotsky’s theory. Human Development, v. 22, p. 1-22.

WERTSCH, J. V. & HICKMANN, M. (1987). Problem-solving in social interaction: a microgenetic analysis. In: HICKMANN, M.(ed.). Social and functional approaches to language and thought (p.251-266). Orlando, FL: Academic Press.

WOOD, J. , BRUNER J. S. & ROSS, G. (1976). The role of tutoring in problem solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 17, p.89-100.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.