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As representações do “erro” na aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos
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Palavras-chave

Erro. Letramento. Norma lingüística

Como Citar

PEREIRA, Josilene Domingues Santos. As representações do “erro” na aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 47, n. 1, p. 151–168, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645188. Acesso em: 5 jul. 2024.

Resumo

Este trabalho, fruto de pesquisa de cunho etnográfico e colaborativo na área da Lingüística Aplicada, descreve algumas representações sobre o “erro” no processo de aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos em uma escola da rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia. Tais representações, como se percebeu na análise, simbolizam, para os atores sociais envolvidos (alfabetizadora e alfabetizandos), a (re) produção de uma imagem de “escrita correta”, sob a qual se forma uma rede de sentidos em torno de uma “língua escrita correta” nos eventos de letramento escolar.

ABSTRACT:

This paper is based on an ethnographic and collaborative research conducted in the area of Applied Linguistics. It describes some representations of “error” in the writing learning process of the young and adult literacy students at a school in Vitória da Conquista, Bahia. Data results show that the representations for both the teacher and the young and adult learners are reproductions of a “correct writing” image produced in the literacy events of the classroom.

Keywords: error; literacy; linguistic norm.

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