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Elementos básicos para a análise de textos argumentativos em língua portuguesa
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Palavras-chave

Análise do discurso escrito. Semiolinguística. Argumentação

Como Citar

SOARES, Doris de Almeida. Elementos básicos para a análise de textos argumentativos em língua portuguesa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 48, n. 1, p. 71–86, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645256. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Tomando por base a análise semiolinguística de Patrick Charaudeau, este artigo apresenta alguns conceitos-chave referentes à produção e à recepção do texto argumentativo numa perspectiva da análise do discurso, linha francesa. Para situar o leitor com relação às bases teóricas dessa área, o artigo discorre sobre a teoria da enunciação e o ato comunicativo, os participantes do discurso, a noção de gênero e script, e a argumentação. A seguir, ele ilustra estes e outros elementos cruciais para argumentação, tais como a polifonia, a adjetivação subjetiva, os operadores argumentativos, as marcas de pressuposição e o jogo dos implícitos em um texto escrito por um aluno de Letras (Português/ Literaturas) em uma universidade federal no Rio de Janeiro. Por fim, ele conclui demonstrando a importância de familiarizar os alunos de Letras com os conceitos aqui trabalhados, visando à produção de textos argumentativos melhores

ABSTRACT:

Based on Patrick Charaudeau’s semiolinguistics analysis, this article presents some key concept related to the production and reception of written discourse in the light of French discourse analysis. To situate the reader as regards the theoretical bases of this field, this article talks about the enunciation theory and the communicative act, the discourse participants, the notions of genre and script, and argumentation. Next, it illustrates these and other crucial elements to the construction of argumentation such as polyphony, subjective adjectivation, discourse markers, presupposition and implicitness in a text produced by a Portuguese/Literature undergraduate student. Finally, it establishes the importance of familiarizing Language undergraduate students with the concepts hereof described to enhance their written production.

Keywords: written discourse analysis; semiolinguistics; argumentation

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