Banner Portal
O livro didático importado de inglês e o ensino da escrita
Remoto

Palavras-chave

Livro didático. Ensino da escrita. Gênero textual

Como Citar

FERREIRA, Marília Mendes. O livro didático importado de inglês e o ensino da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 50, n. 1, p. 75–95, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645341. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O texto analisa como a série Interchange, terceira edição, conceitua escrita e seu ensino e se a abordagem de ensino dessa habilidade muda ao longo da série. Os exercícios do livro foram classificados em cinco categorias e concluiu-se que a escrita, de modo geral, foi concebida como demonstração de conhecimento gramatical e de vocabulário, como uma prática mecânica de uso da língua descontextualizada, padronizada e prescindível de modelos ou amostras. O ensino da escrita assumido pelo material adota uma abordagem inferior à tradicional e o material procura uma atualização teórica e mercadológica com a inserção de técnicas da abordagem processual e com a etiquetagem de textos com termos referentes aos gêneros textuais.

ABSTRACT:

The paper analyses how the textbook series Interchange, third edition, conceptualizes writing, writing instruction and if the latter changes as the series moves along. The exercises of the book were classified into five categories and it was possible to conclude that overall writing was conceived as a mere opportunity for grammar and vocabulary practice, as a mechanical decontextualized practice of language, not based on models or samples. The writing instruction adopts a worse procedure than the traditional perspective and the material seeks theoretical and market update through the insertion of process writing techniques and through labeling texts with genre names.

Keywords: textbook; writing instruction; genre

Remoto

Referências

ACTON, H. B. (1967). Dialectical materialism. In: EDWARDS, P. (org.), The encyclopedia of philosophy Vol.

New York: The Macmillan Co and the Free Press. p. 389-397.

ASKEHAVE, I.; SWALES, J.M. (2001). Genre identification and communicative purpose: a problem and a possible solution. Applied Linguistics, v. 22, n. 2, p. 195-212.

ALMEIDA FILHO, J.C.P. de et al. (1991). A representação do processo de aprender no livro didático nacional de língua estrangeira moderna no 1◦ grau. Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 17, p. 67-97.

BAKHTIN, M.M. (1986). Speech genres and other late essays. Austin, TX: University of Texas Press.

BAZERMAN, C. (2005). Gêneros textuais, tipificação e interação. Org. Ângela P. Dionísio e Judith C.

Hoffnagel,Trad. Judith C. Hoffnagel. São Paulo: Cortez.

BRONCKART, J.P. (1997). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo.

Trad. Anna Raquel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003.

CANAGARAJAH, S.A. (2002). A Geopolitics of Academic Writing. Pittsburgh, PA: University of Pittsburgh Press.

CORACINI, M.J. R.F. (1999). (org). Interpretação, Autoria e Legitimação do Livro Didático. Campinas: Pontes.

DAVYDOV, V. V. (1988). Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, v. 30, n.9, p. 3-83.

DOLZ, J.; et al. (2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Schneuwly, B; et al. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro.

Campinas: Mercado de Letras, p. 95-147.

ELBOW, P. (1981). Writing with power. Oxford and New York: Oxford University Press.

EMIG, J. (1971). The composing processes of 12th graders. Urbana, Il: NCTE.

ENGSTROM, Y.(1987). Learning by expanding: an activity theoretical approach to developmental research.

Helsinki: Orienta-Konsultit Ou.

FERRIS, D. (1997).The influence of teacher commentary on student revision. TESOL Quaterly, v. 31, n.2, p.

-339.

FERREIRA, M.M. (2005). Concept-based Approach to Writing Instruction: from the Abstract Concept to the Concrete Performance. Tese de Doutorado. The Penn State University, EUA.

FERREIRA, M.M.; LANTOLF, J.P. (2008). A concept-based approach to teaching: writing through genre analysis. In: Lantolf, J.P.; Poehner, M.E. (orgs). Sociocultural Theory and the Teaching of Second Languages. London: Equinox, p. 285-320.

FLOWER, L.; HAYES, J. (1977). Problem solving strategies and the writing process. College English, v. 39, p.

-387.

_____. (1980). The cognition of discovery: defining a rhetorical problem. College Composition and Communication, v. 31, p. 21-32.

_____. (1981). A cognitive process theory of writing. College Composition and Communication, v. 32, p. 365- 387.

FREEDMAN, A. (1994).‘Do as I say’: The relationship between teaching and learning new genres. In: Freedman, A.; Medway, P. (orgs). Genre and the New Rhetoric. London: Taylor & Francis, p.

-210.

FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (orgs). (1994). Genre and the New Rhetoric. London: Taylor & Francis, p.

-210.

FRIEDMAN,T. L. (2006). The World is Flat. New York: Picador.

GAFFURI, P; MENEGASSI, R.J. (2009). Análise de atividades de leitura e escrita em língua inglesa em contextos de ensino diferenciados. Revista Querubim, v. 8, n.1, p. 138-149.

GRABE, W.; KAPLAN, R. B. (1996). Theory and practice of writing. Harlow, England: Longman.

GRADDOL, D. (1997). The future of English? London: British Council.

HEDEGAARD, M. (2002). Learning and child development: a cultural-historical study. Aarhus: Aarhus University Press.

JUSWICK, M.; et al. (2006). Writing into the 21st century: an overview of research on writing, 1999 to 2004.

Written Communication, v. 23, n. 4, p. 451- 476.

KERN, R. (2000). Literacy and language teaching. Oxford: Oxford University Press.

KACHRU, B. J. (1982). The other tongue: English across cultures. Urbana: University of Illinois Press.

KRESS, G. (2003). Literacy in the new media age. London: Routledge.

LEONTIEV, A. N. (1981). Problems of the development of the mind. Moscow: Progress.

MACHADO, A. R. (2005). A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: J.L.Meurer; A. Bonini; D.Motta-Roth (orgs). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, p. 237-259.

MARCUSCHI, L. A. (2008). Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.

MARTIN, J. (1991). Intrinsic functionality: implications for contextual theory. Social Semiotics, v. 1, n. 1, p.

-162.

_____. (1993). Genre and literacy: modeling context in educational linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, v.13, p. 141-172.

MILLER, C. (1984). Genre as social action. Quaterly journal of speech, v. 70, p. 151-167.

MURRAY, D. M. (1968). A writer teaches writing: a practical method of teaching composition. Boston: Houghton Mifflin.

_____. (1980). Writing as process: how writing finds its own meaning. In: Donovan,T. McClelland, B.(orgs.), Eight approaches to teaching composition Urbana, Il: National Council of Teachers of English, p. 3-20.

_____. (1985). A writer teaches writing. Boston: Houghton Mifflin.

MURRAY, N.; ZAMMIT, K. (1992). The action pack: Animals (Activities for Teaching Factual Writing).

Sydney: Metropolitan East DSP.

PERL, S. (1980). A look at basic writers in the process of composing. In: Kasen, L. N.; Hoeber, D. R.

(orgs.), Basic writing. Urbana, Ill: National Council of Teachers of English, p. 13-32.

PENNYCOOK, A. (1994). The cultural politics of English as an international language. London: Longman.

PEREIRA, A. L. (2000). O eurocentrismo nos livros didáticos de língua inglesa. Trabalhos em Lingüística Aplicada. v. 35, p. 7-19.

RAJAGOPALAN, K. (2005). A geopolítica da língua inglesa e seus reflexos no Brasil. In: Lacoste, Y.; Rajagopalan, K. (orgs). A Geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, p. 135-159.

RICHARDS, J.; HULL, J.; PROCTOR, S. (2005). Interchange Intro. 3.ed. Cambridge. Cambridge University Press.

_____. (2005). Interchange 1. . 3.ed. Cambridge. Cambridge University Press.

_____. (2005). Interchange 2. . 3.ed. Cambridge. Cambridge University Press.

_____. (2005). Interchange 3. . 3.ed. Cambridge. Cambridge University Press.

RAIMES, A. (1991). Out of the woods: emerging traditions in the teaching of writing. TESOL Quaterly. v. 25, p. 407-430.

ROJO, R. (2009). Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial.

SAWYER, W.; WATSON, K. (1987). Questions of genre. In: Reid, I. (org). The place of genre in learning: current debates. Centre for Studies in Literary Education. Deakin University, p. 46-57.

SCHNEUWLY, B; et al. (2004). Gêneros Orais e Escritos na Escola. Trad. Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro.

Campinas: Mercado de Letras.

SOMMERS, N. (1982). Responding to student writing. College Composition and Communication. v. 33, n. 2, p. 148-156.

SPACK, R. (1984). Invention strategies and the ESL college composition student. TESOL Quaterly. v. 18, n. 4, p. 649-670.

SQUIRE, J. R.; APPLEBEE, R. K. (1969). Teaching English in the United Kingdom. Champaign, Ill: NCTE.

SWALES, J. M. (1990). Genre analysis. Cambridge: Cambridge University Press.

_____. (2004).Research Genres. Cambridge: Cambridge University Press.

SWALES, J.; FEAK, C. (2000). English in today´s research world. Ann Arbor: The University of Michigan Press.

_____. (2004). Academic Writing for Graduate Students. 2edição. Ann Arbor: The University of Michigan Press.

VYGOTSKY, L. S. (1987). The Collected Works of L. S. Vygotsky: v. 1. New York: Plenum.

WARSCHAUER, M. (2000). The changing global economy and the future of English teaching. TESOL Quaterly.

v. 34, n. 3, p. 511-53.

XAVIER, R. P.; URIO, E. D. W. (2006). O professor de inglês e o livro didático: que relação é essa? Trabalhos em Linguística Aplicada. v. 45, n.1, p. 29-54.

ZAMEL, V. (1976). Teaching composition in the ESL classroom: what we can learn from research in the teaching of English. TESOL Quaterly. v. 10, n.1, p. 67-76.

_____. (1982). Writing: the process of discovering meaning. TESOL Quaterly. v.16, n. 1, p. 67-76.

_____. (1983). The composing processes of advanced ESL students: six case studies. TESOL Quaterly. v. 17, p. 165-187.

_____. (1985). Responding to student writing. TESOL Quaterly. v. 19, p. 79-101

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.