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O livro didático importado de inglês e o ensino da escrita
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Palavras-chave

Livro didático. Ensino da escrita. Gênero textual

Como Citar

FERREIRA, M. M. O livro didático importado de inglês e o ensino da escrita. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 50, n. 1, p. 75–95, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645341. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

O texto analisa como a série Interchange, terceira edição, conceitua escrita e seu ensino e se a abordagem de ensino dessa habilidade muda ao longo da série. Os exercícios do livro foram classificados em cinco categorias e concluiu-se que a escrita, de modo geral, foi concebida como demonstração de conhecimento gramatical e de vocabulário, como uma prática mecânica de uso da língua descontextualizada, padronizada e prescindível de modelos ou amostras. O ensino da escrita assumido pelo material adota uma abordagem inferior à tradicional e o material procura uma atualização teórica e mercadológica com a inserção de técnicas da abordagem processual e com a etiquetagem de textos com termos referentes aos gêneros textuais.

ABSTRACT:

The paper analyses how the textbook series Interchange, third edition, conceptualizes writing, writing instruction and if the latter changes as the series moves along. The exercises of the book were classified into five categories and it was possible to conclude that overall writing was conceived as a mere opportunity for grammar and vocabulary practice, as a mechanical decontextualized practice of language, not based on models or samples. The writing instruction adopts a worse procedure than the traditional perspective and the material seeks theoretical and market update through the insertion of process writing techniques and through labeling texts with genre names.

Keywords: textbook; writing instruction; genre

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