Banner Portal
Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Remoto

Palavras-chave

Leitura em língua estrangeira. Documentos oficiais. Perspectiva discursiva

Como Citar

CAVALLARI, Juliana Santana. Visões de leitura e concepções que fundamentam os documentos oficiais de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 51, n. 2, p. 293–304, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645354. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar as visões de leitura e as concepções que embasam o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (LE) na escola regular de acordo com os documentos oficiais elaborados para orientação da prática docente, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira do Ensino Fundamental (PCNLE, 1998), a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, voltada para o ensino de Língua Estrangeira Moderna (MEC/SEE, 2008 a), e o Caderno do Professor, destinado para os professores de inglês do ensino médio (SEE, 2008 b). Para tanto, após percorrer as diferentes visões de leitura, com base nos estudos de Coracini (1995, 2000, 2001) e Leffa (1996), foram retomados alguns trechos dos documentos em questão, de modo a observarmos como as propostas e orientações pedagógicas se configuram discursivamente e se são ou não condizentes com a orientação teórica que o material analisado acredita adotar. Em última instância, este estudo pretende refletir sobre os efeitos das concepções de leitura, sujeito e linguagem na constituição e formação do sujeito-aluno leitor de LE. Do ponto de vista teórico, o presente artigo se baliza pela perspectiva discursiva.

ABSTRACT

The purpose of this study is to point out the reading views and the concepts underlying the second language teaching and learning process at regular schools, according to official documents which have been developed to guide the teaching practice, such as: the National Curriculum Parameters (1998), São Paulo’s Curriculum Proposal, concerning the teaching of Modern Languages (MEC/SEE, 2008 a), as well as the manual addressed to high school English teachers (SEE, 2008 b). In order to achieve our purpose, after going through different reading views, based on Coracini’s (1995, 2000, 2001) and Leffa’s (1996) studies, some excerpts of the documents were revisited, so that we could observe how the pedagogical orientations are discursively designed and whether they are coherent with the theory that the material analyzed claims to adopt. Finally, this paper aims at thinking about the effects of some concepts, such as: reading, subject and language concepts upon the education of second language readers. From the theoretical point of view, the current study is based on the discursive perspective.

Keywords: second language reading, official documents; discursive perspective.

Remoto

Referências

ARROJO, R. (Org.) (1992) O signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino.

Campinas: Pontes.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF.

CAVALLARI, J.S. (2011). Vozes dissonantes: o que pregam os PCN e o que buscam os alunos de língua estrangeira. In Revista Estudos Linguísticos, v.40, GEL. (no prelo) CORACINI, M.J. (Org.) (1995). O Jogo Discursivo na Aula de Leitura: Língua Materna e Língua Estrangeira. Campinas, SP: Pontes.

CORACINI, M.J. (2000) Autonomia, Poder e Identidade em Sala de Aula. In Lingüística e Educação: Gramática, Discurso e Ensino. Terceira Margem Editora, p.175 – 197.

______ (2001) Heterogeneidade e leitura na aula de língua materna. In CORACINI; PEREIRA (Orgs.) Discurso e Sociedade: Práticas em Análise do Discurso. Pelotas: EDUCAT, p.137 – 154.

LEFFA, V.J. (1996) Aspectos da Leitura. Porto Alegre, Sagra: DC Luzzatto.

ORLANDI, E.P. (1997) Nota ao leitor. In PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento.

Trad. Eni Orlandi. Campinas, Pontes.

PÊCHEUX, M. (1983/1997). O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. Campinas: Pontes.

SÃO PAULO. Secretaria Estadual da Educação. (2008 a) Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Estrangeira Moderna – Inglês. São Paulo: MEC/SEE.

SÃO PAULO. Secretaria Estadual da Educação. (2008 b) Caderno do professor: LEM – inglês, ensino médio – 2a série, 3o bimestre / Secretaria da Educação. São Paulo: SEE.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.