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Aspectos linguístico-discursivos na revisão textual-interativa
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Palavras-chave

Reescrita. Revisão textual-interativa. Aspectos linguístico-discursivos

Como Citar

MOTERANI, Natalia Gonçalves; MENEGASSI, Renilson José. Aspectos linguístico-discursivos na revisão textual-interativa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 52, n. 2, p. 217–237, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645372. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A fim de compreender o processo da reescrita em sala de aula, analisamos 198 produções textuais, realizadas por alunos de 7ª e 8ª séries, envolvendo escolas pública e privada. Nesse sentido, tem-se como intuito a delimitação dos aspectos linguístico-discursivos que são apontados especificamente pelo professor na revisão textual interativa dos textos produzidos. Nesse contexto, o trabalho pauta-se na teoria de linguagem do Círculo de Bakhtin e nas concepções de escrita, abordadas por Fiad e Mayrink-Sabinson (2001), Sercundes (2001) e Menegassi (1998), assim como nas discussões sobre revisão propostas por Ruiz (2010), ampliando-as. Os resultados mostram que a revisão textual-interativa se caracteriza como solicitações, sugestões e ressalvas, auxiliando o aluno na compreensão da finalidade da produção do gênero textual solicitado pelo professor.

ABSTRACT

In order to understand the process of rewriting in the classroom, we analyze 198 texts by students in the 7th and 8th grades in both public and private schools. Consideration was limited to the linguistic-discursive aspects that are indicated by teachers in the interactive revision of the texts produced. The work developed was oriented by the language theory of Bakhtin’s Circle and expansion of conceptions of writing by Fiad and Mayrink-Sabinson (2001), Sercundes (2001) and Menegassi (1998), as well as the discussions about revision proposed by Ruiz (2010). The results reveal that the interactive textual revision involves requests, suggestions and reservations, and it also helps the student to understand the goal of the textual production for the genres requested by the teacher.

Keywords: rewriting; interactive textual revision; linguistic-discursive aspects

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