Banner Portal
O impacto da instrução multimodal na aquisição de vocabulário
PDF

Palavras-chave

Multimodalidade. Aquisição de vocabulário. Ensino primário e secundário

Como Citar

CÁRCAMO, Melisa Millaray Acuña. O impacto da instrução multimodal na aquisição de vocabulário. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 1, p. 129–154, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8646038. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O uso de práticas inadequadas e desatualizadas, tais como a memorização de listas de palavras descontextualizadas e o uso desmedido da tradução de conteúdos no ensino de vocabulário, representam um problema importante. Neste estudo se pretende demonstrar que o uso da multimodalidade melhora significativamente a aquisição de vocabulário nos estudantes. Para determinar como o uso da multimodalidade afeta a aquisição de vocabulário, este estudo foi realizado em quatro grupos de dois estabelecimentos educacionais partic subvencionados pertencentes a 8º ano básico, 1º, 2º e 3º do ensino secundário. A intervenção foi dividida em cinco seções, nas quais se apresentaram trinta palavras em total, dividindoas em seis por curso. Para medir o avanço, foi aplicado aos estudantes um pré teste antes das intervenções, e um pós teste depois de ter sido expostos ao tratamento multimodal. Ademais, foi aplicado um teste de estilos de aprendizagem chamado VARK, para adequar o material e aas atividades que se realizariam. Os resultados obtidos projetaram que existe significância estatística entre o pré teste e o pós teste, razão pela qual se aceita a hipótese de investigação O uso de modalidade na sala de aula melhora a aquisição de vocabulário em estudantes de 8º ano básico, 1º, 2º e 3º do ensino secundário pertencentes a colégios particulares subvencionados. Palavras-chave: multimodalidade; aquisição de vocabulário; ensino primário e secundário.

 

PDF

Referências

BEZEMER, J. AND JEWITT, C. (2010). Multimodal analysis: Key issues. In: L.

Litosseliti(ed), Research methods in Linguistics. London: Continuum. pp.180-197.

BISSON, M., VAN HEUVEN, W., CONKLIN, K. AND TUNNEY, R. (2014). The role of repeated exposure to multi-modal input in incidental acquisition of foreign language vocabulary. Language Learning. doi:10.1111/lang.12085 BLOOM, L. (2000). The intentionality model of word learning: How to learn a word, any word. In: Golinkoff, R., Hirsh-Pasek, K., Bloom,L. (ed), Becoming a word learner : A debate on lexical acquisition. 1st ed. USA: Oxford University Press.

CARTER, R. (1998). Vocabulary: Applied linguistic perspectives. London, GBR: Routledge.

CHEN, G. AND FU, X. (2003). “Effects of multimodal information on learning performance and judgment of learning”. Journal of Educational Computing Research, 29(3), 349-362.

ELLIS, R. (2003). The methodology of task-based teaching. Oxford: Oxford University Press.

FADEL, C. (2008). Multimodal learning through media: What the research says. San Jose, CA: Cisco Systems.

FLEMING, N. AND MILLS, C., (1992). “Not another inventory, Rather a catalyst for reflection”. To Improve the Academy. 11, p.137-155.

GOY, A. (2002). Grounding meaning in visual knowledge In: Coventry, K. & Olivier P., Spatial language: Cognitive and computational perspectives. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

GRAVES, M., AUGUST, D. AND MANCILLA-MARTINEZ, J. (2012). Teaching vocabulary to English language learners. TESOL International Association/Teachers College Press.

GUMPERZ, J. (1999), ‘On interactional sociolinguistic method’, in S. Saranghi and C.

Roberts (eds), Talk, work and institutional order. Discourse in medical, mediation and management settings. Berlin, Mouton de Gruyter, pp. 453-471.

HASSETT, D. AND CURWOOD, J. (2009). Theories and practices of multimodal education: The instructional dynamics of picture books and primary classrooms. The Reading Teacher, 63: pp.270-282. doi: 10 HENRIKSEN, B. (1999). Three dimensions of vocabulary development. Studies in second language acquisition 21: 303-317.

HILL, J. AND MILLER, K. (2013). About classroom instruction that works with English language learners. 2nd edition. Denver: McRel.

HUNT, A. AND BEGLAR, D. (2005). A framework for developing EFL reading vocabulary.

Reading in a Foreign Language. 17 (1), pp.24-44.

KRASHEN, S. (1982). Practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon Press.

KOSNIK, C., ROSWELL, J. AND WILLIAMSON, P. (2013). Literacy teacher educators: Preparing teachers for a changing world. Rotterdam, NLD: Sense Publishers, eds. Other Books.

LEWIS, M. (ED.). (2000). Teaching collocation. Hove: Language Teaching Publications.

MAYER, R. (2003). Elements of a science of e-learning. Journal of Educational Computing Research, 29(3), pp. 297-313.

MEARA, P. (1996a). The vocabulary knowledge framework. [ONLINE] Available at: http://www.lognostics.co.uk/vlibrary/meara1996c.pdf. Accessed: January 14, 2015.

MEARA, P. (1996B) The dimensions of lexical competence. In: G Brown, K Malmkjaer and J Williams (eds.) Performance and competence in second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press. 1996. pp.35-52.

MEHRING, J. (2005). Developing vocabulary in second language acquisition: From Theories to the Classroom. Available at: http://www.hpu.edu/CHSS/LangLing/ TESOL/ProfessionalDevelopment/200680TWPfall06/03Mehring.pdf. Accessed: March 5, 2015.

NAKATA, T. (2006). Implementing optimal spaced learning for English vocabulary learning: Towards improvement of the low-first method derived from the reactivation theory.

The JALT CALL Journal, 2(2) NATION, P. (2001). Learning vocabulary in another language. Cambridge: Cambridge University Press.

NUNAN, D. (2004). Task-based language teaching. Cambridge: Cambridge University Press.

O’DELL, F. (1997). “Incorporating vocabulary into the Syllabus”. In N. Schmitt & M.

McCarthy (Eds.), Vocabulary: description, acquisition and pedagogy. Cambridge: Cambridge University Press.

PARIBAKHT, S. AND WESCHE, M. (1997). Vocabulary enhancement activities and reading for meaning in second language vocabulary development. In J. Coady & T. Huckin (Eds.), Second language vocabulary acquisition: A rationale for pedagogy (pp. 174- 200). New York: Cambridge University Press.

PASHLER, H., MCDANIEL, M., ROHRER, D. AND BJORK, R. (2008). Learning styles: Concepts and evidence. Psychological Science in the Public Interest, 9(3), 105-119.

PICCIANO, A. (2009). Blending with purpose: The multimodal model. Journal of the Research Centre for Educational Technology, 5(1), p. 4-14.

POURHOSSEIN, A., NIZAM, H. AND MASOUMEH, S. (2011). The effect of multimodal learning models on language teaching and learning. Theory and Practice in Language Studies, Vol. 1, No. 10, pp. 1321-1327.

READ, J. (1993). The development of a new measure of L2 vocabulary knowledge. Language Testing, 10, pp.355-371.

ROYCE, T. (2002), Multimodality in the TESOL classroom: Exploring visual-verbal synergy. TESOL Quarterly, 36: 191–205. doi: 10.2307/3588330.

SANKEY, M., BIRCH, D. AND GARDINER, M. (2010). Engaging students through multimodal learning environments: The journey continues. In: C.H. Steel, M.J.

Keppell, P. Gerbic & S. Housego (Eds.), Curriculum, technology & transformation for an unknown future. Proceedings ascilite Sydney 2010. pp. 852-863.

SYDORENKO, T. (2010). Modality of input and vocabulary acquisition. Language learning & technology, 14(2), 50-73.

THORNBURY, S. (2002). How to teach vocabulary. Harlow: Longman.

UNSWORTH, L. (2008). Multimodal semiotics: Functional analysis in contexts of Education. London, GBR: Continuum International Publishing.

WESCHE, M. AND PARIBAKHT, S. (1996). Assessing vocabulary knowledge: depth versus bread. Canadian Modern Language Review, 53,1.

WILKINS, D. (1972). Linguistics in language teaching. London: Arnold. Word [Def. 1].

(n.d.). Oxford Dictionary Online. In Oxford Dictionary. Available at: http://www.

oxforddictionaries.com/us/definition/americanenglish/word?SearchDict Code=all.

Assessed: December, 15, 2014.

WYSOCKI, A. (2002). Teaching writing with computers: An introduction (3rd ed.). Boston: Houghton-Mifflin. p. 182-201.

YELLAND, N., LEE, L. AND O’ROURKE, M. (2008). Rethinking learning in early childhood education. Berkshire, GBR: McGraw-Hill Education.

YONGQI GU, P. (2003). Vocabulary learning in second language: Person, task, context and strategies. TESL-EJ, 7(2).

ZAREI, G. AND KHAZAIE, S. (2011). L2 vocabulary learning through multimodal representations. Procedia - Social and Behavioral Sciences. 15 (1), pp.369- 375.

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.