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Professores de línguas e programas do livro didático
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Palavras-chave

Professores de línguas. Livro didático. Programas do livro didático

Como Citar

SILVA, Juliana Orsini. Professores de línguas e programas do livro didático. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 55, n. 1, p. 185–198, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8646040. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, visamos pontuar contextos sócio históricos de manutenção e gestão do livro didático para o ensino/aprendizagem de línguas no país, trazendo para discussão como a história desse instrumento foi traçada de modo a compreender quais os papéis distribuídos, as posições, privilégios e exclusões promovidas para a circulação e uso do instrumento de trabalho do professor. Lançamo-nos à tarefa de abordar aspectos históricos do livro didático, das políticas de gestão e envio desse material às escolas brasileiras e o papel e perspectivas do professor diante deles. Ao mobilizarmos tais aspectos, salientamos que as políticas que gerenciam o livro didático, ao longo dos anos, são permeadas por práticas autoritárias, de regulação, de interesses políticos, ideológicos, sociais e econômicos, que contribuem para o enfraquecimento da autonomia do professor

 

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