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Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores
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Palavras-chave

Ensino público paulista. Tecnologias. Letramentos.

Como Citar

MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Integração das tecnologias digitais da informação e comunicação em contextos educacionais: análise de três momentos de um curso oficial de formação de professores. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 53, n. 1, p. 55–77, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647353. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre as relações entre ensino público paulista, tecnologias digitais e letramentos na contemporaneidade por meio da análise de dados coletados em um estudo de caso composto por três momentos de uma formação continuada do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), a saber, (i) material de um dos cursos do programa, o “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs”, (ii) aplicação desse curso por uma tutora a professores da rede do interior de São Paulo e (iii) prática de sala de aula de uma professora cursista. O objetivo específico foi identificar quais dos discursos mais comuns envolvendo letramentos e tecnologias eram percebidos em cada momento da formação, a partir da distinção de Warschauer e Ware (2008) em “enquadre da aprendizagem”, “enquadre da mudança” e “enquadre do empoderamento” e apontar para as articulações existentes entre eles. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, em que os dados foram gerados ao seguirmos e gravarmos as diversas fases dos encontros presenciais, observarmos as interações e atividades dos cursistas na plataforma on-line, de entrevistas com a tutora e com os cursistas, além da análise de documentos e dos materiais referentes ao curso e do acompanhamento e registro de aulas de uma professora cursista na escola de Educação Básica em que leciona. Os pressupostos teóricos foram baseados na concepção enunciativa sóciohistórica sobre língua e na concepção de gêneros discursivos de Bakhtin. Os resultados obtidos apontaram para diversas articulações entre ensino e tecnologias que permearam os contextos estudados e para a dificuldade de distinção entre os discursos, posto que não há separações demarcadas entre eles.

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