Banner Portal
O que há em um nome? A busca por novas metáforas para a aquisição de segunda língua
PDF

Palavras-chave

Second language acquisition. Participation metaphor. Metaphor. Metonym.

Como Citar

PAIVA, Vera Lucia Menezes Oliveira. O que há em um nome? A busca por novas metáforas para a aquisição de segunda língua. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 53, n. 1, p. 145–162, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647366. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma série de metáforas encontradas em textos que falam sobre linguagem e aprendizagem de línguas e discuto as críticas à metáfora da aquisição e a adição de participação como um novo conceito para representar a aprendizagem de línguas. Foram selecionadas as principais propostas teóricas para a aquisição de segunda língua para verificar quais teorias usam aquisição e quais usam participação. Ao examinar esses textos, foi possível observar que outras metáforas também têm sido propostas, mas que aquisição e participação ainda são as predominantes. Participação tem sido usada como uma metáfora desde Sfard (1998) e foi bem aceita na Linguística Aplicada. Em seguida, apresento a visão cognitiva da metáfora e da metonímia e demonstro que, de acordo com os estudos cognitivos sobre a metáfora, participação não pode ser vista como metáfora, mas como uma metonímia. Para provar isso, uso como suporte o modelo proposto para a metonímia por Lakoff (1990). Concluo, concordando com Ortega (2009) que uma polifonia metafórica pode nos ajudar a compreender o fenômeno complexo da linguagem e da aprendizagem de línguas, mas que metonímias não devem ser desconsideradas.
PDF

O periódico Trabalhos em Linguística Aplicada utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto, em que:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  • Os originais não serão devolvidos aos autores;
  • Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Trabalhos de Linguística Aplicada, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser consignada a fonte de publicação original;
  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.