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A reconstrução intercultural dos direitos humanos linguísticos escolares guarani: Horizontes sociais e letramento
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Palavras-chave

Oralidade-letramento. Escola indígena. Direitos linguísticos

Como Citar

GUEROLA, Carlos Maroto. A reconstrução intercultural dos direitos humanos linguísticos escolares guarani: Horizontes sociais e letramento. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 53, n. 1, p. 225–241, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647370. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo busca contribuir para a reconstrução intercultural do direito humano linguístico escolar ao letramento, pondo em questão o caráter monovalente e universalizante com que esse direito é inserido no horizonte social dos grupos dominantes do capitalismo global. À luz de uma fundamentação teórica que articula discursos do Círculo de Bakhtin, dos Novos Estudos de Letramento, da Linguística Aplicada e dos Estudos Culturais, são interpretados, na análise de dados, discursos dos professores da Escola Indígena de Ensino Fundamental Itaty, da aldeia guarani do Morro dos Cavalos (SC). Esses discursos reconstroem interculturalmente o direito ao letramento, em primeiro lugar, como direito ao registro escolar da tradição cultural (reivindicado em decorrência das transformações de base econômica das práticas legitimadas de geração e transmissão de conhecimento da comunidade), e, em segundo lugar, como “arma de defesa e sobrevivência”, através da qual lutar por uma maior soberania sobre as próprias formas de enunciação, indissociável de uma maior soberania econômica
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