Imagem e escrita na construção da (in)coerência textual: episódios do ensino fundamental I

Autores

  • Edilaine Buin Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jonas Pereira de Araújo Escola Estadual Antônio João Ribeiro - Itaporã-MS

Palavras-chave:

Linguística textual. Coerência textual. Práticas de letramento.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar a construção da coerência textual, focando a relação entre escrita e imagem em três produções de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, oriundos de uma escola pública de Itaporã-MS. Os dados apontam que, embora o conceito de coerência textual seja familiar à maioria dos docentes, para entender os processos de escrita dos sujeitos analisados é necessário que professores de língua materna voltem o olhar, acostumado a privilegiar a aquisição da ortografia da língua e o normativismo da tradição gramatical, para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, associadas a práticas de letramento. A análise sugere que o conceito de coerência nos processos da aquisição da escrita seja mais bem compreendido se considerado a partir dessas práticas, deslocando-o do campo exclusivo da Linguística Textual.

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Biografia do Autor

Edilaine Buin, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora ajunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre e doutora em Linguística pela UNICAMP. Atua na graduação em Letras e no Programa de Pós Graduação em Letras, na área de Linguística Aplicada.

Jonas Pereira de Araújo, Escola Estadual Antônio João Ribeiro - Itaporã-MS

Professor da rede estadual de ensino do estado do Mato Grosso do Sul. Mestre em Letras pela UFGD.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

BUIN, E.; ARAÚJO, J. P. de. Imagem e escrita na construção da (in)coerência textual: episódios do ensino fundamental I. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 57, n. 2, p. 1220–1243, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8651404. Acesso em: 29 nov. 2022.