O mal-estar na comunicação: a violação da opinião pública pelo sistema midiático

  • Luciana Salazar Salgado Universidade Federal de São Carlos
  • Jaime Tadeu Oliva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Mídium. Mundo da Vida. Opinião Pública

Resumo

Este artigo, de orientação fundamentalmente teórica, documenta discussões interdisciplinares sobre mídia que põem a comunicação no centro do debate sobre as democracias contemporâneas. Partindo de um quadro de estudos que define o discurso como encontro da língua com as instituições, aqui especificado pela perspectiva mediológica, convocamos as noções de sistema e de mundo da vida para expor a tensão condicionante das funções atribuídas e das funções assumidas pelo que costuma ser referido por “mídia” no atual período, em especial na sua relação com a política. Isso implica noções fundamentais para as ciências humanas e sociais como intersubjetividade, vontade política e opinião pública. Propomos, portanto, uma reflexão sobre os imaginários relativos à mídia, sobre as práticas que lhes dão sustentação e, finalmente, sobre o deslizamento que se estabelece nas atuais condições de produção das “trocas” comunicacionais, as quais supostamente estão na base dos direitos humanos, supostamente garantidores das democracias, definidores de seus cidadãos. Aspectos da atual conjuntura brasileira são postos em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Salazar Salgado, Universidade Federal de São Carlos
Professora adjunta no Departamento de Letras da UFSCar, é graduada em Letras (Francês e Português) pela FFLCH - USP (1992), tem licenciatura em Língua Portuguesa pela FE - USP (1994) e especialização em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (1995). É mestre em Educação (área de concentração: Ciência e Linguagem) pela FE - USP (1998) e doutora em Linguística (área de concentração: Análise do Discurso) pelo Instituto de Estudos da Linguagem - IEL - Unicamp (2007). Em sua pesquisa de pós-doutoramento, desenvolvida entre 2008 e 2010 no Departamento de Linguística da FFLCH - USP, abordou discursivamente ações de implantação das políticas federais de formação de neoleitores. Desde 1999, trabalhou com variados projetos de editoria no núcleo técnico Confraria de Textos e tem experiência em edição de textos, com ênfase em projetos editoriais coletivos e assessoria para coleções, tanto nas atividades executivas quanto nas de pesquisa e análise. Sua pesquisa na UFSCar focaliza as materialidades da cultura no mundo contemporâneo, com trabalhos ligados ao Grupo de Pesquisa Comunica - inscrições linguísticas na comunicação (UFSCar/CNPq) e atividades interinstitucionais desenvolvidas sob a rubrica Escritas profissionais e processos de edição (CEFET-MG/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Literatura e Tempo Presente (UFSCar, Unesp/CNPq). Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística/UFSCar e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura/UFSCar.
Jaime Tadeu Oliva, Universidade de São Paulo
Professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB - USP), a partir da área temática de Geografia. É graduado em Geografia no Departamento de Geografia da FFLCH - USP (1986), tem licenciatura em Geografia pela FE - USP (1986) e possui doutorado no PPGGE (Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana) da FFLCH - USP, na área de concentração de Geografia Urbana (2004). No IEB concebeu e coordena o projeto Como Pensar o Brasil Hoje, onde se experimenta relações interdisciplinares e interculturais. Também participou de projetos de organização e de consolidação do fundo documental do geógrafo Milton Santos sob a guarda do IEB. Suas atividades e pesquisas no IEB possuem duas frentes: 1. Discutir as realidades urbanas do Brasil do ponto de vista de sua urbanidade e das imagens que elas projetam; 2. Refletir sobre a atualização do pensamento sobre o Brasil, sendo um dos professores do curso oferecido pelo Instituto chamado Intérpretes do Brasil: Como Pensar o Brasil Hoje. Preside e coordena a CPG e CCP do programa de pós graduação "Culturas e Identidades Brasileiras".   

Referências

BERTRAND, C-J. (1997) A deontologia das mídias, trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru: EDUSC, 1999.

DEBRAY, R. (1996) Transmitir, trad. Guilherme Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 2000a.

DEBRAY, R. (1999) Introduction à la médiologie. Paris: PUF, 2000b.

FERRY, J-M. (1991) Les puissances de l’experience. 2. Les ordres de la reconnaissance. Paris: Les Éditions du Cerf.

FERRY, J-M. (1998) Culture et médias dans l’espace européen. Pour une Charte européenne de l’Audiovisuel. In Dumont; Strowel. (dir.). Politique culturelle et droit de la radio-télévision. Bruxelles: Facultés Universitaires Saint-Louis, p. 43-64.

FERRY, J-M. (2005) Histoire de la Pensee Politique. Syllabus 2004-2005, s/p. Disponível em: http://users.skynet.be/jean.marc.ferry/cours.html Acesso em: 12 mar. 2018.

GENRO, T. A sentença de Moro: “xeque mate” e cheque sem fundos. In: Proner; Cittadino; Ricobom; Dornelles (orgs.). Comentários de uma sentença anunciada. Bauru: Canal 6, 2017, p. 449.

HABERMAS, J. (1981) Teoria do Agir Comunicativo. Vol. 2 Sobre a crítica da razão funcionalista, trad. Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

GELLNER, E. (1983) Naciones y nacionalismo. Madrid: Alianza Editorial, 2001.

HAN, B-C. (2014) Psicopolitica: Neoliberalismo Y Nuevas Técnicas de Poder, trad. Alfredo Bérges. Barcelona: Herder.

JENKINS, H.; GREEN, J.; FORD, S. (2013) Cultura da Conexão – valor e significado por meio da mídia propagável, trad. Patricia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.

RINGOOT, R. (2014) Analyser les discours de presse. Paris: Armand Colin.

SANTOS, M. (2000) Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004.

SOUZA, J. (2016) A Radiografia do Golpe. Entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, Casa da Palavra.

Publicado
2018-08-06
Como Citar
Salgado, L. S., & Oliva, J. T. (2018). O mal-estar na comunicação: a violação da opinião pública pelo sistema midiático. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 57(2), 894-921. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8651931
Seção
Dossier Research practices in literacies across languages and social domains