Resumo
As feiras de ciências impulsionam pesquisas científicas na escola. Como o conhecimento científico é privilegiado neste tipo de evento, os projetos mais prestigiados são os que resultam de uma investigação sistemática. Com o desafio de viabilizar o processo de planejamento de projetos investigativos em uma escola pública de Canoas (RS), este trabalho tem o objetivo de propor um modelo dialógico de planejamento de projetos de pesquisa para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da perspectiva dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998), o modelo apresentado neste artigo busca esclarecer aos estudantes aquilo que conta como conhecimento em determinada área e como isso aparece na escrita do projeto. Seguindo princípios da avaliação formativa (BLACK; WILIAM, 1998), foi elaborado um quadro com descritores avaliativos dos elementos de um projeto de pesquisa. Essa estratégia concebe os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e também de avaliação, pois permite que eles saibam como serão avaliados de antemão e o que devem fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, os estudantes também podem atuar como leitores interessados dos projetos uns dos outros, avaliando-os conforme os descritores e escrevendo pareceres como forma de feedback.
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