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O ensino de língua inglesa sob uma perspectiva intercultural: caminhos e desafios
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Palavras-chave

Interculturalidade. Inglês como língua franca. Ensino e aprendizagem de língua estrangeira.

Como Citar

SILVA, Flávia Matias. O ensino de língua inglesa sob uma perspectiva intercultural: caminhos e desafios. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 1, p. 158–176, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8654189. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, buscamos discutir a importância do ensino intercultural (BYRAM, 2008; SIQUEIRA, 2008, 2011, 2013; KRAMSCH, 2001) de língua inglesa na educação básica a partir da análise das respostas de alunos do segundo ano do Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Pandiá Calógeras, que fica localizado do município de São Gonçalo - RJ. No segundo semestre do ano de 2017, esses alunos tiveram contato, por meio de um exercício de compreensão oral elaborado pela professora regente, com variedades que representam dois tipos distintos de modelos de inglês, a saber, o hegemônico, representado por um falante norte-americano, e o não-hegemônico, representado por um falante indiano. Durante a atividade, grande parte dos alunos pesquisados apresentou predileção pelo sotaque norte-americano e, por sua vez, preteriram o indiano, corroborando, assim, a importância da implementação de atividades de cunho intercultural, que promovam um olhar mais crítico acerca da língua inglesa no contexto escolar. Diante disto, deve-se salientar que o ensino de língua inglesa apresentado neste estudo é norteado pelas premissas do inglês como língua franca (ILF), cuja definição ressignificada não se encaixa ao seu conceito antigo. (SIQUEIRA & BARROS, 2013)
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Referências

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