Humanos/as, Outros/as Não-Humanos/as, Matéria e Língua/Linguagem

uma discussão a partir de perspectivas pós-humanistas e decoloniais

Palavras-chave: Pós-humanismo, Descolonialidade, Matéria e linguagem

Resumo

Nosso objetivo é discutir perspectivas decoloniais e, principalmente, pós-humanistas, conforme nos engajamos em um diálogo interepistêmico, que engloba discussões sobre a matéria e a língua/linguagem. Em um primeiro momento, abordamos pensamentos indígenas de forma a relacioná-los com visões de mundo decoloniais e pós-humanistas, brevemente focando em alguns argumentos concernentes a essa relação e justificamos nossas escolhas. Partimos de críticas das ideias coloniais e humanistas sobre os seres humanos, os/as outros/as não-humanos/as e sobre a matéria, e então discutimos concepções tradicionais de língua. A partir de um quadro pós-humanista, abordamos entendimentos sobre língua/linguagem que diretamente se entrelaçam com a materialidade. Com base nas problematizações que apresentamos, nossa intenção é ampliar a compreensão do que significa ser humano/a e percepções de língua/linguagem, ao passo que nos envolvemos em um projeto que busca enxergar e ir além da arrogância humana. Portanto, encorajamos uma revisão onto-epistemológica da língua, com base em seu emaranhamento com a matéria.

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Biografia do Autor

Laryssa Paulino de Queiroz Sousa, Federal University of Goiás

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (escola de pós-graduação em letras e linguística), Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Rosane Rocha Pessoa, Federal University of Goiás

PhD em Linguística Aplicada (Linguística Aplicada), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

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Publicado
2019-08-12
Como Citar
Sousa, L. P. de Q., & Rocha Pessoa, R. (2019). Humanos/as, Outros/as Não-Humanos/as, Matéria e Língua/Linguagem. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 58(2), 520-543. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655574