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A escrita gamificada de fanfictions com o apoio de tecnologias digitais em um clube de inglês
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Palavras-chave

fanfiction
práticas de letramentos
gamificação

Como Citar

FISCHER, Adriana; GRIMES, Camila; VICENTINI, Mariana. A escrita gamificada de fanfictions com o apoio de tecnologias digitais em um clube de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 58, n. 3, p. 1164–1196, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8655898. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender relações entre práticas de letramento escolar e a escrita gamificada de fanfictions com o apoio das Tecnologias Digitais (TD). As fanfictions podem ser definidas como ficções escritas por fãs com base em um produto original e têm se popularizado com a disseminação da internet, especialmente entre adolescentes em idade escolar. A justificativa para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita com o gênero fanfiction, neste estudo, ampara-se em uma perspectiva sociocultural dos estudos dos letramentos, em que o foco na aprendizagem de um gênero não está na assimilação de sua estrutura unicamente, mas nos modos como a aprendizagem de um gênero oportuniza conhecimentos de formas particulares. As mediações em torno das atividades com fanfictions aconteceram no contexto de um Clube de Inglês, com cinco sujeitos. Os dados foram gerados com base em enunciados desses sujeitos na plataforma de gamificação Classcraft, a partir da fanfiction escrita durante as aulas do Clube e de um grupo focal realizado com esses sujeitos. Para proceder com as análises, construímos uma linha do tempo apresentando a relação dos sujeitos com as fanfictions antes das atividades feitas no Clube, as aproximações, interações e posicionamentos durante o percurso de escrita e suas percepções sobre como foi o trabalho com o gênero a partir de diferentes abordagens metodológicas, posteriormente à prática de escrita da fanfiction. Os resultados apontam, principalmente, para a inserção desses sujeitos, na condição de insiders, em diferentes práticas de letramentos que envolvem a leitura e a escrita do gênero fanfiction, mediadas pelos usos de TD. Ainda, há indícios de que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar.

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