Banner Portal
O racismo recreativo contra descendentes de asiáticos/as
PDF

Palavras-chave

Racismo recreativo
Semiótica discursiva
Preconceito
Asiáticos/as brasileiros/as

Como Citar

BUENO, Alexandre Marcelo. O racismo recreativo contra descendentes de asiáticos/as: uma abordagem discursiva. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 61, n. 1, p. 137–147, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8661852. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Uma das características do racismo recreativo é a de estereotipar grupos a partir do humor e de personagens estereotipadas. Assim, se torna possível projetar comportamentos e valores sobre um grupo social minorizado, que se reduziria a alguns poucos comportamentos esperados. Por essa razão, o racismo recreativo tem como alvo pessoas não-brancas, ou seja, negros e, em menor grau, asiáticos e mestiços. O objetivo deste trabalho é examinar as estratégias discursivas de combate a tal racismo, recorrendo a um de seus principais instrumentos: o humor. Desejamos, assim, discutir quando um grupo minorizado assume esse mesmo procedimento discursivo para reelaborá-lo por meio da ironia, com o intuito de ressignificar determinadas práticas sociais ligadas a esse racismo recreativo. Como corpus, elegemos dois vídeos (“Coisas que asiáticos brasileiros sempre ouvem” e “Se asiáticos brasileiros fizessem perguntas que fazem para eles”) de um canal organizado no YouTube por um grupo de jovens artistas brasileiros/as de ascendência asiática, intitulado Yo Ban Boo. A partir do diálogo das teorias do discurso (semiótica discursiva e da análise do discurso), gostaríamos de discutir como os estereótipos são construídos nos vídeos selecionados, os modos como os asiáticos são, então, representados em uma identidade pouco diversa e como o humor pode ser usado para inverter os lugares de poder na interação entre brancos e não-brancos. Esperamos, assim, contribuir para uma espécie de pedagogia que principia o respeito à diversidade e à diferença que são atenuadas na constituição de tais tipos de discursos sobre grupos minorizados.

PDF

Referências

ALMEIDA, S. (2019). Racismo estrutural. São Paulo: Pólen Livros.

AMOSSY, R.; HERSCHBERG-PIERROT, A. (2007). Stéréotypes et clichés. Paris, Armand Colin.

BUENO, A M. (2015). Para uma gramática da intolerância. Entremeios, v. 10, p. 57-68.

BUENO, A. M. Imigrantes japoneses e a língua portuguesa: um caso de preconceito linguístico. (2020). Revista de Estudos da Linguagem, v. 28, p. 455-478.

FIORIN, J. L. (1997). Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática.

FONTANILLE, J.; ZILBERBERG, C. (2001). Tensão e significação. São Paulo: Discurso Editorial/Humanitas.

KILOMBA, G. (2019). Memórias da plantação. Rio de Janeiro: Cobogó.

LANDOWSKI, E. (2002). Presenças do outro. São Paulo: Perspectiva.

LANDOWSKI, E. (2014). Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores.

MOREIRA, A. (2019). Racismo Recreativo. São Paulo: Pólen Livros.

SANTOS, J. R. dos. (1984). O que é racismo. São Paulo, Editora Brasiliense.

ZILBERBERG, C. (2011). Elementos de semiótica tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Trabalhos em Linguística Aplicada

Downloads

Não há dados estatísticos.