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SHAKESPEARE NO SUBÚRBIO: O CARNAVAL NA LITERATURA E NA AULA DE LEITURA
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Como Citar

OLIVEIRA, Míria Gomes de. SHAKESPEARE NO SUBÚRBIO: O CARNAVAL NA LITERATURA E NA AULA DE LEITURA. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 44, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639416. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute a teoria da carnavalização de Mikhail Bakhtin com o objetivo de apontar alguns de seus elementos em peças shakespeareanas e em processos interativos de aulas de leitura dessas mesmas peças em escolas públicas de ensino fundamental na periferia de Belo Horizonte, Brasil. Notamos a relevância do debate ideológico e formas de poder na literatura como uma oportunidade de ampliar a consciência crítica dos alunos e para criar uma “sala de aula subversiva”. Salientamos também a relevância da perspectiva carnavalesca não como válvula de escape mas como um ponto de vista que pode ajudar a entender e que corporifica nosso sistema social. Palavras-chave: ensino da literatura, carnaval, interação
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