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O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português
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Palavras-chave

Artigo de opinião. Transposição didática. Formação inicial

Como Citar

HILÁ, Cláudia Valéria Doná. O gênero artigo de opinião: diagnóstico e intervenção na formação inicial de professores de português. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 47, n. 1, p. 183–201, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645190. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa “Interação e escrita no ensino e aprendizagem” (UEM/CNPq), à luz da Lingüística Aplicada, na perspectiva sócio-histórica da linguagem, tem dois objetivos principais: apresentar um diagnóstico sobre o gênero artigo de opinião realizado com estagiários de língua portuguesa do curso de Letras de Universidade Estadual de Maringá (UEM), evidenciando as dificuldades de transposição didática do gênero em questão, e refletir sobre a proposta de intervenção realizada por duas professoras formadoras. Como corpus da investigação utilizamos o plano de aula de uma dupla de estagiários elaborado para a segunda série do Ensino Médio. A experiência evidenciou a ausência da internalização, por parte dos alunos, de conceitos e saberes referentes a teorias enunciativas, o que dificulta o processo de transposição didática. Nesse sentido, a seqüência didática (SD) elaborada pelas professoras formadoras foi uma ferramenta de trabalho essencial para a alteração do diagnóstico inicial.

ABSTRACT:

Situated in the field of Applied Linguistics, the study, linked to the research group “Interaction and writing in the teaching and learning process” (UEM/CNPq), is grounded on the socio-historical perspective of language and has two main objectives: i) to present a diagnosis of the opinion article genre done with pre-service teachers of the Portuguese from the teaching education program at the State University of Maringá, demonstrating their difficulties in doing the didactic transposition of the genre; ii) to reflect about an intervention plan offered by two of the pre-service teachers. One of their lesson plans designed for high school students constituted the research corpus. Data revealed that there was no internalization of the enunciative theories, concepts and knowledge by the pre-service teachers, making the didactic transposition process difficult. The didactic sequence (DS) was an important tool for changing the initial diagnosis in the face of difficulties.

Keywords: the opinion article genre; didactic transposition; pre-teaching education

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